Em apenas dois dias, 39 pacientes foram beneficiados com cirurgias eletivas de Catarata numa clínica particular de oftalmologia conveniada com a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal da Saúde. Os procedimentos aconteceram em pleno feriado de carnaval, entre os dias 24 e 25 de fevereiro, onde os pacientes passaram a enxergar melhor, podendo retornar às suas atividades do dia a dia com qualidade de vida.
As cirurgias foram totalmente gratuitas para os pacientes, a maior parte idosa e moradores de diferentes municípios da região Amor-Perfeito – Brejinho do Nazaré, Chapada da Natividade, Fátima, Ipueiras, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Oliveira de Fátima, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Tocantins, Porto Nacional, Santa Rosa do Tocantins e Silvanópolis.
Eles aguardavam em uma lista de espera e, posteriormente, passaram por avaliação médica para o início dos procedimentos. Toda a logística de transporte, marcação de consultas e retornos é realizada pela equipe da Secretaria.
As cirurgias fazem parte de uma parceria entre a Prefeitura e o Programa “Tocantins Catarata Zero”. Os procedimentos foram feitos em uma das clínicas conveniadas, a Orbcenter – Saúde dos Olhos, no centro de Porto Nacional, pela equipe do médico especialista Onilson Batista.
Para a gestão municipal, o procedimento significará o fim de uma longa espera em filas para pacientes da região.
A secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, comentou que a ação tem como intuito minimizar a demanda crescente de casos operáveis da doença no Município.
“Trata-se de um momento histórico, pois é um avanço na área que é um dos maiores gargalos da saúde pública. Ampliando o número de cirurgias eletivas, garantimos mais qualidade de vida aos pacientes”, destacou.
Região Amor-Perfeito
Nos dias 24 e 25, respectivamente, uma das clínicas credenciadas operou pacientes das cidades de Porto Nacional, Ipueiras, Silvanópolis, Lizarda, Fátima, Pindorama, Monte do Carmo, Chapada da Natividade e Oliveira de Fátima – municípios que fazem parte da região de saúde Amor-Perfeito.
Tocantins -Catarata Zero
Para essa primeira etapa do programa ‘Tocantins Catarata Zero’, cinco clínicas foram credenciadas junto à Prefeitura de Porto Nacional e juntas irão realizar 1.147 procedimentos, atendendo 13 municípios da região.
O programa da senadora Kátia Abreu tem como meta realizar 20 mil cirurgias nos 139 municípios do Tocantins. O objetivo da parlamentar é zerar as filas do SUS para as cirurgias de Catarata em todo o Estado. Para isso destinou, em 2019, R$ 6 milhões em emenda parlamentar para a primeira etapa, que deve ser concluída até o final do mês de março.