Da redação
A partir desta segunda-feira (3), a vacinação contra a gripe está disponível para o público em geral até os estoques acabarem. A recomendação para ampliação foi feita pelo Ministério da Saúde, e desde então, moradores da capital têm aproveitado para pegar filas nos postinhos em busca de imunização.
A estudante Isabela Machado levou a irmã dela para um postinho de saúde, e juntas buscaram a imunização contra a gripe. “Já ouvi várias pessoas testemunharem que tomam e têm sido eficaz, então eu resolvi vir também”, comentou.
Assim que a campanha havia sido iniciada, a Josefa da Silva levou as filhas para vacinação. Com a liberação à população em geral, a dona de casa correu para garantir a própria dosagem esta manhã. “A gente não pode perder a oportunidade de se vacinar. Não é só as crianças e idosos que adoecem, todo mundo adoece”, disse.
No Tocantins, 87% dos grupos prioritários foram vacinados. E em Palmas, apenas os grupos de idosos e professores conseguiram atingir a meta de vacinação. A decisão de ampliação foi tomada após sobrarem doses depois do período dedicado a vacinar quem tem prioridade.
“Temos vacina ainda em todas as unidades de saúde, mas pode ser que acabe hoje. Então se você chegar em alguma unidade de saúde hoje e não tiver nenhuma vacina, você pode estar procurando a unidade vizinha se tiver. A recomendação é essa, vacinar até findar o estoque”, comentou
As pessoas que se encaixam em algum grupo prioritário e não se vacina durante a campanha, também pode tentar garantir a vacina em algum posto de saúde, até os estoques acabarem.
(Com G1 TO)