Presidente da Aleto discute leis para promoção da Igualdade Racial com secretário de Estado
Para dialogar sobre políticas públicas para a população negra, indígena e quilombola do Tocantins, o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres (Republicanos), recebeu o secretário de Igualdade Racial do Tocantins, Adão Francisco de Oliveira, na tarde desta segunda-feira, 24.
Na ocasião, o secretário estadual apresentou os projetos em andamento da Secretaria recém-criada para estimular o turismo de base, apoio às manifestações da cultura negra, bem como trabalho para fortalecimento de comunidades negras do Estado. Adão Francisco também solicitou apoio do chefe do Legislativo para as legislações necessárias à implementação das ações do Executivo, como a criação do Sistema Estadual de Promoção da Igualdade Racial.
“Estamos atuando para implementar diversos projetos; discutindo com os grupos, sociedade, prefeitos e também estruturando administrativamente e, como uma secretaria nova, precisamos do apoio de todos, também desta Assembleia que cria e aprova as leis. Nosso objetivo é claro: dar oportunidade para a população negra do Tocantins, historicamente marginalizada em todo o país. Quando o governador criou a secretaria, criou para que nós fizéssemos esta reparação histórica, com autonomia para trabalharmos e avançar com as ações estruturantes”, acentuou o secretário.
Cayres parabenizou o gestor estadual pela busca por mais oportunidades à população negra e determinou a disposição de seu gabinete e do administrativo da Casa de Leis para apoiar as ações. “Nosso Tocantins é composto, em sua grande maioria, pela população negra e, certamente, temos que ter olhar atento para garantir as leis que apoiem a causa e ter, de fato, a igualdade racial que buscamos como representantes do povo. Contem conosco”, enfatizou o presidente da Casa.
Também participaram da reunião o secretário executivo da Pasta, Rogério Castro, a assessora jurídica, Ana Claudia e o assessor Glenio Marques. ___
Créditos da imagem: Ísis Oliveira/