Em uma participação recente em um programa da Igreja Evangélica Assembleia de Deus IEADALPE/COMADALPE, em Pernambuco, o teólogo, pastor e escritor Altair Germano desafiou uma tradição enraizada em muitas igrejas evangélicas ao explicar por que afirmar que a pregação é o “momento mais importante do culto” pode não estar de acordo com o ensino bíblico sobre o culto cristão.
Altair Germano destacou que, embora seja cultural em quase toda igreja evangélica usar a expressão “agora é a hora mais importante do culto” durante a pregação da Palavra de Deus, essa declaração não deve ser tida como correta. Segundo o teólogo, todos os elementos do culto são importantes, pois o culto tem como objetivo a adoração a Deus e a edificação da igreja.
A ideia de que a pregação é o elemento mais importante do culto, ensina o pastor, foi associada a Martinho Lutero como resposta aos abusos dos rituais católicos durante a Reforma Protestante. No entanto, Altair Germano ressaltou que o Novo Testamento não normatiza o tempo da oração, da música e da exposição bíblica nos cultos, deixando espaço para diferentes tradições cristãs encontrarem equilíbrio e coerência em sua prática.
O teólogo enfatizou que o culto cristão é uma experiência integral, edificando os participantes por meio dos cânticos, exposição da Bíblia e dos dons espirituais. Ele observou que, enquanto a Reforma restaurou o lugar das Escrituras no culto, o Pentecostalismo contribuiu para a restauração dos dons espirituais.
https://www.instagram.com/p/C2Im7PqOLuN/
(Foto: Nycholas Benaia / Unsplash)