Ícone do site JM NOTÍCIA

Prefeitura de Palmas confirma que 39 doses vencidas da AstraZeneca constam no sistema

De acordo com uma reportagem da Folha de São Paulo, 26 mil doses da AstraZeneca foram aplicadas após a data do vencimento em 1.532 cidades brasileiras.

AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela responde por 57% das doses aplicadas neste ano. A imensa maioria foi utilizada de acordo com as orientações do fabricante.

A Prefeitura de Palmas confirmou, através da Central Municipal de Rede de Frio (Cemurf), da Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), que há 39 registros de doses com data de administração após o vencimento, pertencentes ao lote CTMAV501, com validade em 30 de abril de 2021.

“A Semus está averiguando eventual erro de lançamento de dados e aguarda orientação do Ministério da Saúde (MS) sobre qual procedimento adotar, em caso de aplicação das doses fora do prazo de validade”, diz a nota.

Prefeituras com o maior número de vacinas vencidas 

Segundo a reportagem da Folha, a cidade campeã no uso de vacinas vencidas é Maringá (PR), com 3.536 doses, seguida por Belém (PA), com 2.673, São Paulo (SP), com 996, Nilópolis (RJ), com 852, e Salvador (BA), com 824. As demais cidades aplicaram menos de 700 vacinas vencidas, sendo que a maioria não passou de dez doses.

Várias prefeituras negam que doses vencidas foram aplicadas na população. A Prefeitura de Maringá, por exemplo, emitiu uma nota dizendo que a informação dos pesquisadores está associada a erros no preenchimento de tabelas do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Sair da versão mobile