Da redação
Em 24 de abril foi comemorado o Dia Internacional do Jovem Trabalhador. A data foi instituída para gerar conscientização sobre a importância da oferta de trabalho seguro, qualificado e agregador para a juventude.
Em Porto Nacional, a Prefeitura, por meio da Diretoria do Trabalho da Secretaria da Assistência Social, aumentou a oferta de oportunidades para jovens aprendizes.
Garantindo oportunidades
No primeiro ano de gestão, o Prefeito Joaquim Maia assumiu o Município com apenas 25 jovens trabalhadores. Em pouco mais de dois anos ampliou esse número para 188.
Eles atuam nos órgãos e secretarias da estrutura administrativa. Isso aconteceu após o fortalecimento de parcerias com instituições formadoras, empresas, comércios e indústrias.
“Com isso aumentamos a geração de renda familiar e propicia oportunidades aos jovens distanciando os mesmos dos riscos que surgem no dia a dia”, comentou o Prefeito Joaquim Maia.
Contratação de jovens em vulnerabilidade social
Porto Nacional sai na frente também porque conta com o projeto-piloto “Cota Social”, em que foi firmado um contrato com a empresa Tabocas e oportuniza vagas de emprego para jovens em vulnerabilidade social que prestam serviço para a Prefeitura.
“Convidamos aos empresários para abraçar a causa da juventude e contratando para o seu estabelecimento o jovem aprendiz. Contratar um jovem inexperiente é fazer um investimento para o futuro do próprio negócio”, ressaltou a diretora do Trabalho, Zulmira Cardoso.