Um membro do parlamento do Reino Unido pediu ao primeiro-ministro, Boris Johnson, que evacue todos os missionários britânicos que estão no Afeganistão.
O político Ian Paisley Jr, que é cristão, comunicou que há 228 missionários britânicos servindo naquele país. “Esses missionários precisam ser retirados do Afeganistão. Claro, há dezenas de milhares de outros que estão sob sentença de morte e temem por suas vidas”.
Paisley Jr. questionou Boris Johnson se ele “garantirá à casa que todos os esforços serão feitos para trazer de volta a um porto seguro as pessoas cujas vidas estão ameaçadas como resultado da catástrofe e do episódio de política externa que ocorreu” no Afeganistão há quase uma semana quando o Talibã tomou o controle do governo.
Em resposta, Johnson agradeceu a Paisley Jr. por trazer à tona o “caso muito carente” e assegurou-lhe que a Câmara do Parlamento está fazendo tudo o que pode para devolver as pessoas à segurança.
O primeiro-ministro acrescentou que a Câmara já garantiu o retorno seguro de 306 cidadãos do Reino Unido e 2.052 cidadãos afegãos como parte do programa de reassentamento, com mais 2.000 pedidos afegãos concluídos e muitos outros em processamento.