Da redação
Em operações que duraram toda a semana, a Polícia Militar reforçou a segurança no sul do estado em operações que mobilizaram unidades de área e especializadas. Ao todo foram mais de 80 policiais militares empregados nas operações que duraram toda a semana em toda área do 4º Batalhão da Polícia Militar sediado em Gurupi.
Participaram também da operação policiais do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER).
Até o meio dia de domingo, 01, a operação já contava com três pessoas presas, duas armas de fogo apreendidas, cerca de 1kg de entorpecente apreendido, além de cumprir sete mandados de prisão em apoio à Polícia Civil e dois mandados de prisão em apoio à Secretaria de Cidadania e Justiça. Ao todo foram abordados cerca de 200 veículos.
As Operações
A Operação Cidade Blindada chegou a sua sétima edição e tem como finalidade a prevenção contra a criminalidade às vésperas da data de pagamento dos órgãos estaduais, quando aumenta consideravelmente o fluxo de dinheiro nas ruas. As abordagens e patrulhamento nas rodovias buscam inibir ataques contra instituições financeiras e carros fortes.
A Operação Hórus Divisa faz parte de um contexto maior e muito mais amplo. Trata-se de um projeto piloto do Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras – o VIGIA – que está sendo implementado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Além dos Estados que fazem as fronteiras com outros países, somente os estados do Tocantins e Goiás foram contemplados com o Programa.
A Operação “Integração” foi realizada pela Polícia Civil com apoio da Polícia Militar, com o objetivo de dar cumprimento a 83 mandados de prisão, 14 de internação e um de busca e apreensão. Ocorreu em 12 municípios da região sul do estado.