Na noite de terça-feira, 1º de março, na cidade de Araguatins, localizada na região do Bico do Papagaio, a Polícia Militar do Tocantins (PM/TO) enfrentou a ação delinquente de cerca de trinta criminosos armados, que atentaram contra o quartel da PM na cidade e explodiram a agência do Banco do Brasil do município.
O bando realizou uma ação simultânea, uma parte se dirigiu ao banco, onde explodiu os caixas eletrônicos do local, danificando toda a estrutura do prédio e de alguns estabelecimentos comerciais no entorno. A outra parte do bando bloqueou a unidade da PM na cidade, utilizando uma carreta e dois caminhões. Os criminosos tentaram invadir o quartel, mas foram surpreendidos por policiais militares de serviço no local, com o apoio de equipes de viaturas do serviço ordinário, que entraram pelos fundos do quartel e assim evitaram que ele fosse invadido.
Na ação criminosa, os bandidos chegaram a utilizar uma granada, que danificou a estrutura da entrada na unidade militar, além de armamento de grosso calibre. Um militar foi ferido, com um tiro que atingiu o colete, seu estado de saúde é estável.
Civis foram feitos como reféns, e segundo informações, todos foram libertados, sendo que um foi ferido e encontra-se hospitalizado em Araguatins. A quantia levada da agência bancária pelos criminosos ainda não foi calculada. Depois de se depararem com a rápida resposta dos policiais militares da cidade, o bando fugiu por via aquática e terrestre.
Um novo confronto ocorreu a aproximadamente 15 km da cidade de Araguatins, em uma estrada de chão conhecida como “Estrada do Centro do Barreto”, que dá acesso à cidade de Axixá e também à Rodovia BR 230. Uma parte dos bandidos se deparou com uma viatura que vinha da cidade de Augustinópolis, momento em que ocorreu troca de tiros e três policiais foram feridos, mas sem gravidade. Os criminosos fugiram do local.
Uma estratégia de reação foi rapidamente definida pela Polícia Militar, que conta com várias equipes de policiais militares no terreno, a fim de capturar os envolvidos nessa ação criminosa. Reforço das Unidades da PM da região de Araguaína e Tocantinópolis já estão no local. Policiais militares das Unidades especializadas, Companhia Independente de Operações Especiais (CIOE) e Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) de Palmas também foram deslocados para auxiliar nas buscas. Essas ações acontecem sem prejuízo do serviço ordinário nas demais cidades.
O comandante-geral da Polícia Militar do Tocantins, coronel PM Glauber de Oliveira Santos, que também está em Araguatins para acompanhar a atuação militar, garante que todo esforço está sendo feito a fim de capturar os envolvidos. O comandante esclarece que, por questões estratégicas de segurança, informações sobre quantitativo de policiais envolvidos e material logístico não podem ser divulgadas. Equipes da Polícia Militar do Maranhão e do Pará também estão reforçando as buscas.
“Sinto-me solidário com cada policial militar que participou da ação e que, com certeza, correu sérios riscos no cumprimento da missão. Solidarizo-me também com os cidadãos da região do Bico do Papagaio e digo que nós, policiais militares, não nos furtaremos em agir em sua defesa e na defesa de nossos irmãos, mesmo que estejamos no descanso do nosso lar, iremos aonde for preciso para que possamos defendê-los”, disse o coronel Glauber.