PL avalia lançar Sóstenes Cavalcante ao Senado no Rio em 2026

Deputado Sóstenes Cavalcante | Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados
Deputado Sóstenes Cavalcante | Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O Partido Liberal (PL) discute lançar o deputado federal e líder da bancada na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), ao Senado pelo Rio em 2026. A movimentação ganhou força com a possibilidade de o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disputar a Presidência, o que abriria uma das duas vagas fluminenses ao Senado.

A executiva nacional passou a considerar Sóstenes como alternativa, caso Flávio deixe a reeleição. O deputado, porém, afirma preferir renovar o mandato na Câmara. “Minha intenção é disputar o mandato de deputado federal novamente, mas a circunstância política é muito dinâmica”, disse.

Segundo Sóstenes, a sugestão para a candidatura ao Senado partiu do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele afirma não pretender forçar espaço, mas admite aceitar a missão se houver decisão estratégica do partido. A movimentação reforça o papel do parlamentar entre os principais quadros do bolsonarismo no Congresso.

O debate interno no PL ocorre em cenário de escassez de nomes para disputas majoritárias no Estado. O governador Cláudio Castro (PL) está no último ano de mandato e é cotado para o Senado, mas ainda não definiu os planos. A segunda vaga, hoje ocupada por Carlos Portinho, é tratada nos bastidores como passível de rearranjos e alianças.

Caso permaneça na Câmara, Sóstenes diz mirar mais alto. Ele considera disputar a Presidência da Casa em 2029, condicionando o projeto ao fortalecimento da direita e ao apoio do partido. Enquanto isso, o PL ajusta as peças e observa as definições sobre a sucessão presidencial e o desenho eleitoral de 2026.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

VEJA MAIS NO JM