Da Redação JM Notícia
Um vídeo de uma pregação do pastor Elizeu Rodrigues tem causado grande polêmica nas redes sociais por trazer uma série de críticas a canções famosas do meio gospel, entre elas a “Só quero ver você” gravada por diversos artistas brasileiros.
Na visão do pastor, não é correto chamar Deus de “você”, pois é preciso ter reverência.
Outra canção que ele criticou exatamente por este mesmo motivo foi “Apaixonado”, escrita por Kleber Lucas e gravada por Aline Barros. A canção diz “Você mudou meu jeito de pensar/ Você mudou meu jeito de agir”.
Além de questionar a letra, o pastor fez críticas ao cantor por ele ter chamado o padre Fábio de Melo para pregar em sua igreja e por estar em seu terceiro casamento.
“As músicas estão humanizando Deus e divinizando os homens. Chamando Jesus de você”, declarou. “Você quem? Eu não chamo meu pai de você, eu não chamo meu sogro de você (…) Como você chama um deputado, um juiz? De vossa excelência. E quer chamar meu Jesus de você? Tem que tremer diante deste nome”, declarou.
O pastor Elizeu Rodrigues diz que depois de pregar essa mensagem em uma cidade, o pastor o questionou dizendo que podemos chamar Jesus de você por termos intimidade com o Senhor.
Internautas rebatem a fala do pastor
O vídeo foi compartilhado nas redes sociais e vários internautas resolveram mostrar que o pastor está errado. “É uma questão gramatical e não teológica. No caso analisa se é correto usar o Pronome Pessoal de Tratamento, “Tu” ou “Você”. Por mim não há diferença em dizer; Você Senhor! ou; Tu Senhor!”, escreveu um usuário do Facebook.
“Em inglês não há isso [tu e você], é ‘You is’. Esse pastor deve achar os americanos todos hereges”, brincou outro internauta.
“Eu vejo que a tradição da hinologia cristã protestante em português consagrou o ‘Tu’ em detrimento do ‘Você’. A hinódia litúrgica católica, por sua vez, consagrou o ‘Vós’. Em ambos os casos, trata-se de mera convenção humana, sem fundamento canônico”, declarou outro usuário ao debater o vídeo.
Assista: