Da Redação JM
O pastor americano Greg Stier escreveu em sua coluna esta semana, no portal cristão The Christian Post, sobre a urgências de as igrejas cuidarem melhor do ministério de jovens e adolescentes, pois se o não fizerem colherão frutos de uma geração abandonada dentro de suas próprias comunidades.
“Se você é um pastor, líder da igreja, líder da juventude ou pai, estou implorando para que você leve o ministério de jovens e adolescentes a sério. Estou convencido de que o tipo certo de ministério de jovens é necessário agora mais do que nunca em nossa história como nação.
Se você é pai de um adolescente, certifique-se de que ele esteja envolvido em um grupo de jovens sólido. Se você é um pastor de uma igreja se certificar líder tua mocidade se líder de uma maneira que reflita verdadeiramente Novo Testamento valores (não apenas diversão, jogos e uma lição da Bíblia curto.) Se você é um líder da juventude construir um Evangelho Avançando , ministério de jovens discipular-multiplicador que está prosperando por todas as razões certas.”, escreveu ele no artigo “Por que é urgente que a igreja leve o ministério da juventude e os adolescentes a sério“.
Não subestimar
Para Greg, as igrejas devem começar a levar o ministério jovem a sério e considerá-lo estratégico e não subestimar sua importância.
+ Jovens batistas evangelizam candidatos do Enem em Palmas
“Por exemplo, algumas igrejas desvalorizam sutilmente o ministério de jovens agrupando-o no ministério da família e, lenta mas seguramente, os adolescentes param de aparecer porque o foco mudou. Quando essa mudança acontece (geralmente mostrando-se em um grande foco no ministério infantil e um foco cada vez menor no ministério adolescente) é óbvio para todos … especialmente os adolescentes.“, frisou.
O pastor ainda disparou dizendo que “infelizmente, o ministério de jovens é geralmente uma das áreas mais subfinanciadas da igreja. E esses números mostram a visão da igreja sobre o ministério de jovens“.
Confira mais alguns pontos do artigo:
Então, permita-me explicar por que é mais urgente do que nunca para a igreja levar a sério o ministério de jovens e adolescentes. Aqui estão 4 razões:
1. Geração Z é a primeira geração pós-cristã na história da nossa nação.
O recente estudo de Barna faz a afirmação não tão surpreendente de que a atual safra de adolescentes (apelidada de “Geração Z”) está afastando as raízes cristãs de nosso país. De fato, a trajetória da rejeição da fé cristã histórica nos EUA está aumentando vertiginosamente. E as estratégias adicionais tradicionais usadas na igreja típica para alcançar os adolescentes não estão diminuindo a distância. Eles nem estão chegando perto.
Se houver alguma coisa, precisamos restabelecer a importância de alcançar a Geração Z em nossas igrejas e repensar radicalmente as estratégias que estamos usando para alcançá-las. Infelizmente, a maioria dos grupos de jovens está presa nos anos 80 quando se trata de alcançar adolescentes. Estamos usando estratégias do Etch-a-Sketch em um mundo da Apple e nos perguntamos por que não estamos ganhando impulso.
Mas devemos descobrir isso. Precisamos das melhores mentes da igreja no convés para fazer isso. Precisamos que os anciãos, pastores e líderes envolvidos nisso … não apenas o líder da juventude. A propósito, vocês podem baixar uma cópia gratuita do meu livro, Gospelize Your Youth Ministry , aqui para ajudar nessa conversa crucial.
2. Os adolescentes são a igreja de amanhã e de hoje!
Estamos perdendo a igreja de amanhã (adolescentes) porque não os estamos levando a sério hoje. Os adolescentes que colocaram sua fé em Jesus têm o Espírito Santo e um dom espiritual. Temos que libertá-los agora para usar seus dons para construir a igreja.
Ao longo da história, Deus usou adolescentes para mudar o mundo. Pense em como no Antigo Testamento Deus usou Davi, Ester, Josias e Jeremias para liderar batalhas, salvar nações e pregar sua verdade. No Novo Testamento, Deus usou os discípulos principalmente adolescentes para avançar seu Evangelho, primeiro através de Jerusalém e, eventualmente, através do mundo.
+ Jovens renunciam suas vidas por missões na África: “quero ir para lá ser família”
Na história da igreja, Deus se mudou no coração de um sobrevivente de tráfico humano de 16 anos, chamado Patrick, para trazer o Evangelho para eventualmente levar o Evangelho à Irlanda. Muitos dos pregadores pioneiros de circuito de Wesley eram adolescentes. Jonathan Edwards disse isso do primeiro Grande Despertar: ” O reavivamento tem sido principalmente entre os jovens “.
Em tempos mais recentes, Deus usou um grupo de adolescentes e vinte e poucos anos para gerar o movimento de Jesus. Daí surgiu outro movimento juvenil na forma das igrejas da Capela do Calvário e da Vineyard.
Quando os adolescentes são levados a sério, a igreja prospera. Quando eles não são a igreja (eventualmente) morre.
Por quê? Porque esses adolescentes prósperos eventualmente se tornam membros e líderes da igreja que prosperam! O ministério de jovens é um clube de fazendas para a igreja. E, como acontece com qualquer grande time de beisebol que vence a World Series, há um grande clube de fazenda, alimentando-os com grandes jogadores.
3. Os adolescentes estão procurando e desejando uma causa que importe e uma comunidade que se importe.
Uma causa que importa:
Agora é a hora de reformular a Grande Comissão como a causa final . Quando fazemos discípulos que fazem verdadeiros discípulos, o tráfico humano é reprimido, os famintos são alimentados e os sem-teto são abrigados. Tudo bem treme daquilo que é grande … a co-missão que Jesus nos deu através de seus discípulos em Mateus 28: 18-20 .
Quando apresentamos a missão de fazer e multiplicar discípulos para adolescentes, estamos chamando-os para se tornarem ativistas do evangelho . Estamos convidando-os para a causa que mais importa.
Sua atual estratégia de ministério de jovens reflete essa causa de maneira clara e convincente (programas, palestras, treinamentos, enfoque, etc.)? Se não, inscreva-se no webinar do Rock Your Youth Ministry no dia 25 de outubro! É gratuito e vai se concentrar em mobilizar seus filhos para a causa final!
Uma comunidade que se importa:
“Em vez disso, falando a verdade em amor, cresceremos e tornaremos em todos os aspectos o corpo maduro daquele que é a cabeça, isto é, Cristo. Dele todo o corpo, unido e unido por todo ligamento de suporte, cresce e constrói se apaixonar, pois cada parte faz o seu trabalho “. Efésios 4: 15,16
Eu adoro essa passagem quando se trata de pastoral juvenil porque o foco está em uma comunidade que se constrói no amor enquanto todos trabalham juntos com seus dons únicos em direção a um objetivo comum.
O ministério de jovens deve estar onde os adolescentes encontram a verdadeira comunidade. Deve ser onde nossos adolescentes têm as amizades mais íntimas que estão seladas e fortalecidas, enquanto procuram fazer e multiplicar discípulos juntos.
Agradeço a Deus pelos amigos que desenvolvi quando adolescente em um grupo de jovens focado no avanço do Evangelho . Até hoje continuo sendo amigo íntimo dessa equipe, pois ainda estamos unidos pela fé do Evangelho. Laços inquebráveis de amizade são construídos em torno da missão comum e da verdadeira comunidade. Nossos grupos de jovens devem ser o epicentro da construção de amizades duradouras e focadas no Evangelho!
4. Os adolescentes são mais propensos a ficar com a igreja a longo prazo depois de experimentar o tipo certo de ministério de jovens.
Não tenho provas estatísticas para provar essa afirmação, mas tenho toneladas de histórias. Nos últimos 27 anos, tive o privilégio de equipar mais de um milhão de adolescentes para compartilhar sua fé e dezenas de milhares de líderes jovens para construir ministérios de jovens que avançam no evangelho e se multiplicam em discípulos.
De novo e de novo, eu ouvi histórias após histórias de adolescentes após adolescentes que cresceram para conhecer, viver e possuir sua fé (de longo prazo) como resultado de compartilhar sua fé enquanto eram adolescentes. Talvez remonte ao que Paulo escreveu a Filemom: ” Eu oro para que você seja ativo em compartilhar sua fé, para que possa conhecer todas as coisas boas que você tem em Cristo Jesus ” .
Quando os adolescentes compartilham sua fé verbalmente, isso leva a apropriação de sua fé profundamente em sua psique e alma de formas que nunca poderíamos imaginar. Talvez seja porque quando um adolescente compartilha o Evangelho, especialmente com um amigo, eles estão arriscando algo super importante para eles … sua equidade social. Esse mesmo risco aprofunda seu compromisso com o evangelho a longo prazo.
No momento em que se formam, eles são um pouco endurecidos pela fé, porque o compartilharam ao longo do caminho. Os argumentos do professor universitário contra a existência de Deus não soam tão convincentes, porque esses recém-chegados da faculdade já tiveram essas conversas com amigos ateus no ensino médio. Eles trabalharam na busca de respostas entre a Palavra de Deus e um líder de jovens mentores. Eles são fortes em sua fé.
Nós temos uma necessidade urgente de dobrar, não apenas o ministério de jovens, mas o tipo certo de ministério de jovens. Como existem mais de 300.000 igrejas nos Estados Unidos e apenas 67.000 escolas e escolas de ensino médio, se até mesmo 10% dessas igrejas se apropriem totalmente do programa de Avanço do Evangelho, a situação pode mudar drasticamente.
Se você quer ser um dos 10%, clique aqui e junte-se ao movimento Gospel Advancing das igrejas que crescem nos Estados Unidos e ao redor do mundo.
Está na hora!