O pastor, escritor e teólogo assembleiano, Pastor Altair Germano, assim como outros líderes influentes da denominação, sabem que nos últimos tempos se avolumam práticas errôneas e perigosas dentro da fé pentecostal.
Germano, ataca, em artigo recente, inimigos da edificação da Igreja e reflete sobre uma visão correta para o Pentecostalismo Clássico Equilibrado, especialmente focando nos dons espirituais. Ele enfatizou a importância de manter um equilíbrio saudável no exercício desses dons na vida da igreja – fugindo dos extremismos, principal fonte originária de bizarrices no uso dos dons.
Germano destacou que o desequilíbrio ou extremismo são condições prejudiciais à edificação da igreja e, portanto, é essencial seguir princípios fundamentados nas Escrituras para o exercício dos dons espirituais.
Ele delineou sete recomendações fundamentais:
- Dom de Línguas: Deve ser exercitado tanto na vida privada quanto na congregacional, sempre buscando a interpretação.
- Dom de Profecia: Deve ser buscado com especial dedicação devido à sua grande capacidade em edificar a igreja.
- Utilidade de Todos os Dons: Todos os dons espirituais são úteis e necessários para a edificação da igreja, evitando a supervalorização de alguns em detrimento de outros.
- Dons Ministeriais: Devem ser exercidos em espírito de cooperação, não de competição.
- Promoção da Glória de Deus: Os dons espirituais devem promover a glória de Deus, sem serem motivo de orgulho ou promoção pessoal.
- Decência e Ordem: Os dons espirituais devem ser ministrados e administrados com decência e ordem no culto.
- Desejo e Edificação: Devemos desejar os dons espirituais para a edificação da igreja.
As orientações do Pastor Altair Germano buscam levar os fiéis a um compromisso profundo com a ortodoxia pentecostal e uma preocupação em manter a integridade doutrinária e prática da fé. Em abril, no mesmo propósito, a CGADB promove um evento para fortalecer a unidade teológica e doutrinária das Assembleias de Deus no Brasil.