O antigo PSDC, agora chamado de Democracia Cristã, presidido no Tocantins pelo empresário Gilvan Lino, notificou os dois vereadores da legenda, Filipe Fernandes e Vandim da Cerâmica, para deixarem a legenda, caso contrário, ficarão impedidos de disputarem à reeleição.
Ambos os parlamentares estão no primeiro mandato como vereadores de Palmas, e foram eleitos porque a legenda obteve mais de 14 votos em Palmas. Na época, Filipe Fernandes obteve 1.418 votos, e Vandim da Cerâmica 1.345 votos.
CADEIRA CATIVA
Para o presidente do partido Gilvan Lino, nenhuma cadeira legislativa é cativa ou reservada a determinados parlamentares, e que cabe ao partido o direito de disponibilizar a vaga a quem que melhor representar as prerrogativas da legenda.
NOTA NA ÍNTEGRA
O presidente estadual do partido Democracia Cristã (DC), Gilvan Lino, vem a público esclarecer alguns pontos em relação a convenção partidária como segue:
Conforme o presidente, nenhuma cadeira legislativa é cativa ou reservada a determinados parlamentares (vereador) e o partido se reserva no direito de disponibilizar a vaga a quem que melhor representar as prerrogativas da legenda.
Lino afirmou ainda que, os dois parlamentares já foram aconselhados a buscarem uma nova legenda e que o DC no Tocantins, vive um tempo de renovação em Palmas, e que o partido não lançara nomes que já são detentores de mandatos.
Dessa forma, mesmo possuindo mandato, como é o caso dos dois vereadores eleitos em Palmas, Felipe Fernandes e Vandinho da Cerâmica, é o partido quem decide quem será candidato ou não.
Vale ressaltar que ambos os vereadores já foram oficialmente notificados e verbalmente aconselhados a procurem outra legenda, caso contrário não terão a oportunidade de se candidatar.
O presidente destaca ainda que o DC, como partido político, tem a autonomia assegurada pela Constituição Federal para definir suas estruturas internas e, diante da necessidade de combater falsas notícias divulgados nos últimos dias, o partido reforçar a posição adotada de renovação política no município de Palmas, para garantir aos seus pré-candidatos que o partido não lançará nomes detentores de mandatos.
Gilvan Lino
Presidente Estadual
Fernando Araújo
Secretário Geral e Advogado do Partido