Com 22 votos, o presidente Amélio Cayres (Republicanos) foi reeleito, presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins. O processo eleitoral teve chapa única, e apenas os deputados Eduardo Mantoan (PSDB) e Professor Junior Geo (PSDB), não compareceram à votação.
O deputado Vilmar de Oliveira (SD), eleito 1º secretário, ressaltou que decisão de apoiar a continuidade da gestão e a formação da chapa de consenso foi um entendimento dos parlamentares.
“Agradeço os votos recebidos e me comprometo trabalhar ao lado do presidente nessa gestão compartilhada, que sempre respeitou os nossos direitos e valorizou os servidores, os líderes políticos e manteve uma boa parceria com o Governo e o respeito aos Poderes,” enfatizou Vilmar.
O deputado Leo Barbosa (Republicanos), eleito 1º vice-presidente, também assumiu o compromisso junto com os demais membros da Mesa, com as demandas da Casa e o atendimento das solicitações dos tocantinenses. “Amélio Cayres conta com o nosso apoio porque tem realizado um bom trabalho no comando da Aleto, uma gestão marcada pela boa relação com os demais Poderes – Executivo e Judiciário –, com os órgãos de fiscalização e controle; e dessa forma essa Casa tem se firmado e mediado as pautas de interesse das classes produtoras do Estado, dos servidores públicos e dos líderes municipais.”
A unidade do colegiado na decisão de apoiar a reeleição foi fundamental para que a eleição ocorresse de forma tranquila e harmoniosa, ressaltou Ivory de Lira (PCdoB).
Amélio prometeu dar continuidade à gestão compartilhada, pautada pelo diálogo e entendimento e alinhada com o Governo. “Essa casa sempre foi conduzida com a participação de todos os deputados na realização das ações, Quero continuar promovendo as modificações necessárias sempre com união, equilíbrio e democracia,” ressaltou o presidente.
A deputada Vanda Monteiro (UB), 2ª vice-presidente, única mulher da composição da Mesa Diretora, disse que representar o público feminino aumenta sua responsabilidade.
Nilton Franco (Republicanos) fez uma retrospectiva da gestão de Amélio e pontuou algumas ações que foram favoráveis à recondução do presidente. “A sua reeleição não foi por acaso, foi construída ao longo de sete mandatos e toda uma experiência, que possibilitou avanços para o Estado, por meio de votações importantes, a exemplo da reforma da previdência, que apesar de polêmica, foi conduzida com firmeza e sensibilidade, ouvindo todas as categorias.”
Membros eleitos – Nova Mesa Diretora (2025-2026)
Presidente – Amélio Cayres (Republicanos)
1º Vice – Presidente – Leo Barbosa (Republicanos)
2º Vice – Presidente – Vanda Monteiro (UB)
1º Secretário – Vilmar de Oliveira (SD)
2º Secretário – Moisemar Marinho (PSB)
3º Secretário – Luciano Oliveira (PSD)
4º Secretário – Jair Farias (UB)
Com informações site Assembleia Legislativa do Tocantins – Por Maisa Medeiros/Dicom Aleto