Da Redação JM Notícia
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) está preocupado com os resultados das pesquisas de intenção de voto que colocam os nomes de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro como os possíveis vencedores da eleição presidencial deste ano.
Para que isto não ocorra, o tucano escreveu um artigo para o jornal O Estado de São Paulo sugerindo uma união entre os candidatos de “forças não extremadas” que seriam Geraldo Alckmin (PSDB), Marina Silva (Rede), Henrique Meirelles (PSD) e Joaquim Barbosa, que flerta com a ideia de disputar o Planalto pelo PSB.
“Nas pesquisas brasileiras de opinião, pelo menos até agora, sem o quadro eleitoral formado, despontam um capitão irado de cujas propostas pouco se sabe e um líder populista sobre o qual pesam acusações (e mesmo condenações) que destroem o sonho que outrora representou”, declarou ele se referindo a Jair Bolsonaro e Lula.
FHC diz que se os candidatos de centro não se unirem, os riscos se tornarão realidades “pela inércia, pela covardia ou pela falta de visão dos que poderiam a eles se opor”. Ele também fala aos eleitores sobre esse “pior” que pode acontecer caso Lula ou Bolsonaro vençam.
Que não se iluda o leitor: o pior pode sempre acontecer. Evitá-lo depende de cada um e de todos nós. Não há fé cega na Razão ou nos bons propósitos que barre o Irracional se não se criarem alternativas que impeçam o pior de prevalecer, pela guerra ou pelo voto”.