Da Redação JM Notícia
Nesta sexta (19), o vereador Diogo Fernandes aprovou em reunião extraordinária da Comissão de Constituição, Justiça e Redação na Câmara Municipal, parecer com emenda do texto do Executivo para concessão de bolsas de estudos para estudantes que não tem a oportunidade de pagar pelo curso superior.
Tendo em vista a pequena porcentagem de cidadãos que conseguem alcançar a graduação, o vereador pontuou como importante a iniciativa do poder público em fornecer as condições necessárias para melhorar este indicativo.
“Agora precisamos da aprovação em plenário para começar a beneficiar esses jovens e adultos que sonham com um curso superior”, defendeu o vereador na aprovação de seu parecer que modificou o texto inicial da proposta, “disponibilizar essas bolsas a tantos jovens que não tem perspectiva de uma formação profissional, será uma grande oportunidade para que possam receber o maior instrumento de desenvolvimento pessoal e consequentemente da nossa capital, que é o conhecimento”.
Fernandes alterou o texto do projeto para contemplar os estudantes de cursos de mensalidades mais altas com bolsas de R$1.500,00, direcionando estes recursos para centenas de futuros graduandos tocantinenses. O critério de seleção tambémfoi alterado para assegurar maior transparência, agora o Projeto prevê beneficiar os selecionados a partir de suas notas obtidas no Exame Nacional de Ensino Médio, o ENEM.
O vereador ainda em novembro apresentou também Projeto de Lei que oferece bolsas universitárias para cidadãos palmenses. A proposta de Diogo Fernandes consiste na oferta de bolsas de estudo por parte do Poder Executivo, enquanto os universitáriosbolsistas trabalham em regime de estágio no Paço Municipal em suas áreas de formação, promovendo novos cidadãos com nível superior, fomentando estes estudantes para que se profissionalizem e aprimorem o atendimento e prestação de serviço da Prefeitura.