Em Gana, profetizar em ano novo é crime e líderes reliogosos podem ser preso. Lá as profecias de ano novo são proibidas desde 2021, porque segundo a Polícia as profecias podem causar medo, ansiedade e até mesmo morte.
A polícia de Gana, segundo site de notícias local My Joy Online, chegou a elogiar, através de um comunicado, a cooperação dos grupos religiosos. Entretanto, há um grupo mais crítico, que afirma que a ordem viola o direito constitucional à liberdade de religião.
O advogado ganense Sammy Darko relatou à BBC que o caso já chegou a parar nos tribunais, após um pastor ser acusado de supostamente fazer uma profecia alarmista, segundo a qual um músico famoso seria baleado. A polícia perdeu o caso.
— Isso foi significativo — disse ele à BBC.
Para o advogado, a proibição de fazer profecias é ilegal, pois a polícia não teria o poder de regular a liberdade religiosa.
“Não está sequer em debate ou interpretação pelo mais alto tribunal de Gana. Nenhuma lei em Gana concede à administração policial quaisquer poderes para regular as profecias no país. A liberdade religiosa é mais do que a ‘liberdade de adoração’ em uma sinagoga, igreja ou mesquita. Significa que as pessoas não deveriam ter que ir contra seus valores e crenças fundamentais para se conformar à cultura ou governo, a menos que viole uma lei específica”, escreveu ele para a BBC.
Crime
“A liberdade religiosa protege o direito das pessoas de viver, falar e agir de acordo com suas crenças de forma pacífica e pública”. Pregar na rua e dizer às pessoas que irão para o inferno se não se arrependerem provavelmente pode ser falso para aqueles que não acreditam no fim dos tempos e causar medo e pânico entre eles, mas a polícia prenderá essas pessoas na tv , no Facebook, no twitter e nas ruas? Você diria que eles estão convidando o medo ou o pânico?, diz Sammy Darko.