Redação JM Notícia
Com foco em assegurar o bem-estar e a inclusão, através do deslocamento adequado de pacientes com mobilidade reduzida e em tratamento de hemodiálise, que a Prefeitura de Porto Nacional tem melhorado a frota de veículos. Na última sexta-feira, 28, a Secretaria Municipal da Saúde recebeu a chave de mais um transporte sanitário eletivo. Com capacidade para 20 lugares, o automóvel atenderá os pacientes da rede pública portuense que fazem hemodiálise na capital do Estado. Atualmente, o Município atende 80 pacientes de hemodiálise.
O prefeito Joaquim Maia frisou que o micro-ônibus foi adquirido para garantir o acesso humanizado à saúde, de modo a proporcionar mais qualidade na remoção intermunicipal dos pacientes. “Ver a frota da nossa cidade reforçada é motivo de alegria, pois a gestão tem trabalhado e implantado muitos benefícios à população portuense”, finalizou.
Estamos a cada dia caminhando em passos largos para fortalecer os serviços de saúde de nossa rede”, destacou a secretária municipal da Saúde, Anna Crystina Brito, ao receber o micro-ônibus na frente do Paço Municipal.
Conforme ela, a frota da Secretaria da Saúde do Município tem se renovado ao longo desses três anos, e esse é o décimo terceiro (13º) veículo adquirido. Dentre os modelos existentes há gols, caminhonetes e vans que dão suporte às campanhas de vacinação e demais serviços do setor.
A secretária Anna Crystina reforçou, ainda, que é compromisso da gestão municipal proporcionar um transporte adequado e adaptado para cadeirantes.
“Esse novo transporte demonstra a preocupação da administração, para as pessoas que fazem hemodiálise. Hoje temos um micro-ônibus totalmente adaptado, climatizado, moderno, com qualidade e com todas as normativas que o Ministério da Saúde e o Departamento de Trânsito exigem para a realização do translado de pacientes que necessitam usar os serviços de saúde das redes municipal e estadual. E a prioridade aqui é com os pacientes de hemodiálise, que de segunda a sábado vão para o Hospital Geral de Palmas (HGP) fazerem o seu tratamento”, explicou.