A Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou novas recomendações em relação à vacinação contra a COVID-19. Segundo o Grupo Consultivo Estratégico de Especialistas em Imunização (Sage) da OMS, adultos saudáveis e crianças não precisam de dose adicional da vacina contra a covid, além da dose primária e de um primeiro reforço.
O grupo de média prioridade, composto por adultos saudáveis e crianças e adolescentes com comorbidades, deve receber a série primária e as primeiras doses de reforço. Embora sejam seguros, os reforços adicionais para este grupo não são recomendados rotineiramente devido aos baixos retornos de saúde pública.
O grupo de baixa prioridade inclui crianças e adolescentes saudáveis de 6 meses a 17 anos, e a OMS recomenda que cada governo avalie a necessidade de imunização nessa faixa etária, levando em conta fatores contextuais como carga da doença, custo-efetividade e outras prioridades programáticas ou de saúde e custos de oportunidade.
Os grupos considerados de alta prioridade incluem idosos, adultos com outras patologias, imunossuprimidos, grávidas e profissionais de saúde da linha de frente, que devem tomar uma segunda dose de reforço seis ou 12 meses depois da última dose.