Mastodon é uma plataforma descentralizada baseada em servidores que podem funcionar independentemente, ao contrário do que acontece com o Twitter e outras redes. Alguns dias depois que o magnata Elon Musk comprou a rede social Twitter, e dadas as decisões controversas que tomou durante esse tempo, centenas de milhares de usuários decidiram migrar para o Mastodon. Estamos falando de uma plataforma descentralizada e de código aberto que foi criada em 2016. Em 2018 tornou-se notório depois de ter dado abrigo a uma primeira onda de tweeters migrantes, em sua maioria bitcoiners. Aproveite os 22Bet bonus, lembre-se que nesta plataforma pode fazer depósitos em criptomoedas.
Um relatório da BBC indica que o Mastodon, criado há mais de cinco anos, já hospeda 655.000 usuários. Este número foi alcançado depois que mais de 230.000 usuários foram adicionados na última semana, que alegadamente deixaram o Twitter. Ryan Wild, que dirige um dos servidores da Mastodon no Reino Unido, disse que em apenas 24 horas ele recebeu mais de 6.000 novos membros. Uma situação que o obrigou a fazer uma pausa momentânea no registro.
Mastodon é uma rede social descentralizada que permite a qualquer usuário executar um servidor. Cada servidor tem suas próprias regras, permitindo que os usuários escolham servidores que acreditam estar de acordo com as políticas com as quais concordam. Ao abrir uma conta, o novo usuário pode decidir em qual servidor se registrar. Eles estão disponíveis em vários locais do mundo e de acordo com diferentes temas, tais como tecnologia, esportes ou entretenimento. Isto evita a centralização comum a plataformas como o Twitter, onde os usuários tendem a se reunir em um único site.
Em geral, a rede social funciona de forma semelhante ao Twitter. Você pode postar mensagens, chamadas “toots”, de até 500 caracteres e navegar entre os tópicos usando o recurso de busca da plataforma.
Em 2018, quando Mastodon foi o destino de parte da comunidade Bitcoin do Twitter, na época, foi afetada por bots de fraude relacionados às criptomoedas. Também foi atingida por ações de censura contra alguns usuários. Somente em agosto daquele ano, um grande número de pessoas ligadas ao ecossistema Bitcoin se mudou do Twitter para o Mastodon. Naquela época, o Twitter estava fechando contas de desenvolvedores e havia uma purga de conteúdo executada pelos controladores da rede.
Quatro anos após este evento, a nova onda de migrantes do Twitter para esta rede social descentralizada tem as suas origens na gestão do Musk. O bilionário agora é proprietário da plataforma e se permitiu demitir muitos dos funcionários e planeja impor uma taxa de 8 dólares por mês àqueles que querem ter o crachá de autenticação azul no seu perfil.
Mas tenha cuidado com o Mastodon
Em vista da migração em larga escala do Twitter para o Mastodon vista esta semana, algumas organizações de investigação alertaram para a falta de privacidade. Um exemplo foi o Social Media Lab, um laboratório de pesquisa de plataformas digitais, que alertou que se uma pessoa for mencionada em uma mensagem direta do Mastodon (DM), esse usuário será automaticamente adicionado à conversa. O laboratório também observou que as DMs não são privadas e que não há criptografia de ponta a ponta, o que ele esboça no Twitter e em outras plataformas.