O instagram anunciou, nesta última semana, uma nova fase. Agora as publicações não serão exibidas em ordem cronológica, mas por relevância como acontece no facebook. A justificativa é de que a rede cresceu e gerou um ruído de comunicação pelo excesso de informações, fazendo com que os usuários deixassem de ver uma média de 70% das publicações.
Ficou definido que os conteúdos serão organizados por ordem de importância, pela probabilidade do usuário se interessar por eles. A rede vai separar este interesse de acordo com as curtidas, comentários e buscas feitas pelo usuário, considerando os horários em que ele acessa. A mudança será testada com um grupo de usuários e liberada gradativamente nos próximos meses, sem previsão exata para ser implantada.
A boa notícia é que, diferente do facebook, o instagram garantiu não ocultar as fotos, todas serão exibidas, apenas em ordem diferente. Mas fica o alerta aos colegas que buscam o trabalho nas redes sociais para impulsionar organizações ou pessoas públicas. Não basta postar, se antes era preciso pensar em estratégias, com as mudanças contínuas de comportamento dos usuários e das próprias redes, agora é necessário se adequar e buscar o tão falado engajamento.
A mudança não é ruim, tendo em vista que o público que realmente tem interesse pelo seu tipo de publicação o receberá com mais frequência. Por outro lado, alcançar mais pessoas, continuará exigindo estratégias e atenção.
Acompanhe os próximos conteúdos com dicas sobre como construir este engajamento e uma imagem positiva tanto nas redes sociais como fora delas.