Hoje eu quero conversar com você sobre um tema muito polêmico que vem sendo muito debatido nas redes sociais nos últimos dias: um evento muito importante que será realizado no Vaticano no dia 14 de maio de 2020. Muitos estão dizendo que, nesta data, o Papa Francisco, vai anunciar ao mundo o anticristo. Mas será mesmo que isso vai acontecer? Isso tem algum fundamento? É isso o que nós veremos hoje.
Toda essa polêmica começou quando o líder da igreja católica, o Papa Francisco, gravou uma mensagem, convidando profissionais da área da educação de todos os países para participarem de um encontro mundial. E de acordo com a página oficial de notícias do Vaticano, o tema do evento será: “Reconstruir o pacto educativo global”. Mas o que o Papa quer com isso? Ele deseja reunir pessoas ligadas à educação de vários países para chegarem a um acordo de como deveria ser conduzida a educação a partir de hoje.
O problema é que isso tem gerado muitas teorias da conspiração a respeito do surgimento do anticristo. Segundo algumas pessoas, o Papa Francisco usaria esse encontro para apresentar ao mundo o nome de um líder global, alguém muito carismático, influente, que conseguirá unir todos os povos da Terra com um único objetivo: trazer a paz. Se isso realmente acontecer, estaria se cumprindo a profecia de Apocalipse 6:
“Observei quando o Cordeiro abriu o primeiro dos sete selos. Então ouvi um dos seres viventes dizer com voz de trovão: ‘Venha!’ Olhei, e diante de mim estava um cavalo branco! Seu cavaleiro empunhava um arco, e foi-lhe dada uma coroa; ele cavalgava como vencedor determinado a vencer.” (Apocalipse 6:1,2).
Nesta passagem, o cavalo branco e a coroa simbolizam que o anticristo será alguém muito poderoso que chegará com o discurso de promover a paz no mundo. Porém, o arco que o cavaleiro segura em suas mãos mostra que a sua verdadeira intenção é enganar as pessoas e dominar a todos.
E é interessante que no discurso do Papa Francisco (que está no próprio site do Vaticano), ele fala sobre criar “uma aliança entre os habitantes da terra e a ‘casa comum’”. E, por isso, muitos estão acreditando que esta “casa” se refere à criação de uma única pátria, governada por um único líder – ou seja, o anticristo. O Papa também diz que, para alcançar esses “objetivos globais”, serão necessário 3 atitudes, sendo uma delas: “colocar no centro a pessoa”. E, por isso, muitos estão dizendo que essa pessoa seria o anticristo. E em seguida, o Papa propõe “formar pessoas para se colocarem ao serviço da comunidade”, ou seja, essas pessoas iriam trabalhar em favor da “Nova Ordem Mundial”.
E tem mais: quem acredita que esse evento irá divulgar o nome do anticristo, diz que esse plano começou bem lá atrás, em fevereiro de 2013, quando o Papa Bento 16 renunciou ao cargo. Segundo eles, aquele Papa não deixou o cargo por vontade própria, e sim, por pressão das lideranças religiosas e políticas mundiais que o consideravam conservador e que não colocaria esse plano em prática. E o povo está acreditando, pois, poucas horas depois da renúncia do Papa, dois raios caíram sobre o Vaticano, mostrando que uma época satânica estaria começando.
Mas, afinal de contas, será que existe alguma verdade em tudo isso que o pessoal está supondo que acontecerá nesse evento em 14 de maio de 2020? O que a Bíblia diz sobre isso? Bem, a primeira coisa que precisamos esclarecer é que o anticristo vai surgir no início do fim dos tempos. E o próprio Jesus disse que ninguém sabe quando isso vai acontecer. Veja o que Ele disse:
“Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.” (Mateus 24:36)
Então, meus irmãos, se nem Jesus sabia qual seria a data de Sua volta enquanto viveu aqui na terra, quem pode afirmar que o início do fim dos tempos será no dia 14 de maio do ano que vem? Ainda assim, muita gente pode dizer: “Mas, pastor, a data desse evento é a mesma em que é comemorado o aniversário da fundação de Israel! Não é muita coincidência?” Sim, é uma coincidência. Mas ainda assim nós continuamos sem saber quando o anticristo vai chegar, pois a Bíblia não dá nenhuma data sobre isso.
E sobre a renúncia do Papa Bento 16, nunca saberemos se essa decisão foi tomada de livre e espontânea vontade ou se ele realmente foi obrigado por forças políticas e religiosas. E em relação àquilo que o Papa Francisco falou, usando os termos: “casa comum”, “colocar no centro a pessoa” e “formar pessoas para se colocarem ao serviço da comunidade”, nós precisamos interpretar o texto da forma correta, pois tudo indica que ele não estava falando em criar uma única nação, e dar todo o poder do mundo a um único homem, e nem que pessoas seriam treinadas para trabalhar nessa Nova Ordem Mundial.
E você pode estar se perguntando, agora: “Ah ,pastor, mas se isso não tem nada a ver, o que ele quis dizer com essas palavras?”. Ao meu entender, quando o Papa se referiu à “casa comum”, ele se referiu à Terra, ao planeta em que todos nós vivemos. Sobre a “pessoa no centro”, ele provavelmente falou ao ser humano de forma geral, e não em um único homem. E, por fim, sobre a sua proposta de “formar pessoas para se colocarem ao serviço da comunidade”, o que fica claro é que ele está tratando de profissionais da área da Educação dispostos a trabalhar em favor do que for discutido no evento.
Nós precisamos entender uma coisa: eventos como esse que acontecerá em 14 de maio de 2020, sempre aconteceram no mundo, principalmente depois do final da Segunda Guerra Mundial e da criação da ONU. Os países e os líderes políticos e religiosos sempre se reúnem para debater questões de interesse global, como o clima, a economia, as desigualdades sociais…
Mas quero que fique claro que eu não estou defendendo o Papa. Só Deus sabe o que se passa na mente dele e quais são as intenções do seu coração. O que eu estou tentando te dizer é para tomar cuidado com as teorias de conspiração e falsas profecias que as pessoas criam para enganar o povo de Deus. Quantas vezes você ouviu falar que o mundo ia acabar em determinada data? Quantas vezes disseram que o anticristo seria anunciado? E alguma vez isso se cumpriu? Não, porque ninguém sabe qual é o tempo de Deus para as coisas – inclusive para o fim dos tempos!
Mas, é preciso deixar muito claro que tudo está se alinhando para a vinda do anticristo. Basta olharmos para os últimos acontecimentos no mundo: a quantidade de terremotos, maremotos, tempestades e outros fenômenos cada vez mais fortes; as guerras e rumores de guerras são cada vez mais frequentes; as pessoas estão morrendo de fome por causa das pestes; o povo de Deus é cada vez mais perseguido e o mal entre os homens tem se multiplicado a cada dia. Ou seja, tudo está acontecendo de acordo com que a Bíblia disse que aconteceria nos últimos tempos.
Porém, mesmo diante de tudo isso, não devemos nos preocupar com datas. Temos que nos preocupar, sim, com a nossa vida com Deus; devemos estar em comunhão com Ele para que, quando a profecia se cumprir e o anticristo vier, nossos nomes estejam escritos no Livro da Vida e sejamos poupados das grandes tribulações que vão acontecer no mundo até que Jesus volte e derrote Satanás de uma vez por todas. Deus te abençoe.