O modelo de trabalho híbrido se tornou tendência no país e hoje muitas empresas estão realizando, inclusive, novas contratações nesse formato. No mundo corporativo, quem não está aberto à tecnologia, ao mundo digital, não conseguirá sobreviver em meio a tantas concorrências.
Nos últimos meses, pequenas, médias e grandes corporações tiveram que adotar essa forma de trabalho de maneira muito abrupta. Assim, por meio do trabalho remoto, elas puderam continuar funcionando.
Mas, embora seja uma forma mais econômica para as empresas, o modelo remoto ainda divide opiniões entre os funcionários. Muitos não conseguem adotar o trabalho remoto por morar com muitas pessoas e terem dificuldade de concentração, ou a dificuldade de se adaptar nesse modelo de trabalho, onde a comunicação depende da tecnologia.
Já outras pessoas preferem o modo remoto pela facilidade, redução de gastos com transporte e alimentação, além de estarem mais tempo com a família. O fato é que o novo modelo de trabalho híbrido veio para ficar em muitos cargos e será mantido pelas empresas.
Como é o modelo de trabalho híbrido?
O modelo de trabalho híbrido que vem sendo colocado em prática por diversas empresas consiste em realizar uma carga dividida, alguns dias realizando trabalho presencialmente na empresa e os outros em modo remoto.
A necessidade de presença no escritório irá depender do setor da empresa, ou da área em que o colaborador trabalha. Em setores de tecnologia, por exemplo, fica mais fácil trabalhar de forma remota.
Mas em outras áreas, como vendas, pode ser necessário uma presença mais constante dos colaboradores. Uma pesquisa revelou que mais de 70% dos trabalhadores entrevistados afirmam que irão procurar outro emprego caso a empresa atual não ofereça propostas de trabalho híbrido. Apenas 10% dos entrevistados querem trabalhar de forma totalmente remota.
No lado dos empresários, o modelo híbrido também é bem-visto. Outra pesquisa realizada por uma startup levantou que mais de 85% dos executivos entrevistados pretendiam implantar o modelo híbrido em sua empresa até o fim de 2021.
Essa pesquisa também mostrou dados surpreendentes, onde metade dos líderes afirmaram que o isolamento social não impactou negativamente a produtividade de sua equipe, enquanto outros 35% afirmaram que notaram até uma melhora no desempenho dos colaboradores.
Vantagens e desvantagens do modelo híbrido de trabalho
Existem vantagens e desvantagens no modelo híbrido tanto para as empresas quanto para os colaboradores.
Vantagens:
Redução de custos
A redução de custos é uma vantagem para os dois lados da equação. Para o colaborador, consiste em menos custo em transporte e alimentação.
Já para a empresa, implica em redução de custos em energia elétrica, água e outros produtos relacionados à infraestrutura, além de benefícios como vale transporte e vale refeição, pois seus colaboradores estão trabalhando em casa a maior parte do tempo.
Com essa redução de custos para a empresa, é possível fazer com que os salários sejam maiores, aumentando a vantagem competitiva.
Flexibilidade
O modelo híbrido permite que os colaboradores trabalhem em ambientes diferentes e de forma mais confortável, além de realizarem suas jornadas em horários alternativos, facilitando para pessoas com filhos pequenos ou colaboradores que realizam outras atividades.
Qualidade de vida
Outra vantagem do modelo híbrido para o colaborador é que, trabalhando com mais comodidade, aumenta a qualidade de vida. Trabalhando em casa, o funcionário não tem que enfrentar trânsito ou meios de transporte públicos lotados, tendo mais tempo livre e causando menos estresse na rotina.
Com mais tempo livre, mais tempo para realizar atividades como exercícios físicos e atividades de lazer com a família, melhorando a qualidade de vida.
Tecnologia ao seu favor
A tecnologia permitiu que as empresas instaurassem o modo de trabalho remoto ou híbrido. Hoje, existem diversos recursos e ferramentas que permitem que o colaborador realize as tarefas em casa, como videochamadas para realizar reuniões, ferramentas de assinatura online de contratos e documentos, entre outras facilidades que a tecnologia traz para permitir o trabalho remoto.
Desvantagens
Falta de estrutura
Quando a pandemia fez o modo remoto de trabalho ser necessário, muitas pessoas não tinham a estrutura necessária para realizar seu trabalho de forma eficiente, não tendo um espaço físico adequado ou equipamentos necessários.
Com o tempo, as pessoas foram investindo nessa estrutura, porém, por ser um método que aparentava ser provisório, muitas pessoas não investem o necessário para continuar neste modelo de trabalho. Por isso, a empresa deve se alinhar com seus colaboradores antes de instaurar o modelo remoto ou híbrido.
Dificuldades na gestão de tempo
Por parte dos colaboradores, uma desvantagem no modelo híbrido é a dificuldade na gestão do tempo. A divisão entre a casa e o trabalho pode ser difícil para algumas pessoas no começo, causando a queda da produtividade.
Neste caso, o RH da empresa e os líderes devem estar atentos para que possam ajudar os colaboradores a resolver essa questão.
Com o mundo cada vez mais digital e as pessoas buscando mais qualidade de vida, o modelo de trabalho híbrido veio para ficar.