Na última terça-feira, 17, o deputado Filipe Martins (PL) reuniu-se com o presidente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), César Aldrighi, em busca de uma solução equilibrada para garantir a permanência das comunidades ribeirinhas, de pescadores e quilombolas na Ilha de São Vicente, em Araguatins.
Estiveram presentes na reunião o deputado federal Carlos Gaguim (União), Ricardo Ayres (Republicanos), o prefeito de Araguatins, Aquiles da Areia, e o suplente de deputado Wanderley Milhões. O foco do encontro foi preservar os direitos das famílias que habitam a região há mais de um século. Também participaram do encontro representantes das comunidades, como o vereador Marlúcio Oliveira, o presidente da comunidade ribeirinha, Valdemir Fernandes, o presidente da Associação Vila Jerusalém, Israel Feitosa, e Maria Elineides, secretária da Associação Ribeirinha.
O Impasse
A Ilha de São Vicente, em Araguatins, abriga famílias ribeirinhas e pescadores com histórias centenárias e raízes culturais profundas. Contudo, essas comunidades enfrentam a ameaça de desapropriação devido à criação de um território quilombola, que, segundo os ribeirinhos, foi instituído sem diálogo adequado com os moradores locais.