Não é preciso dizer quão importante é a felicidade, a positividade e a motivação para nossa vida pessoal e como elas nos ajudam a alcançar nossos objetivos diz Nilo Lemos Neto. Estas são três coisas que não devemos viver sem, se pudermos ajudar.
Eu sempre gosto de usar uma analogia simples que eu chamo de analogia de carro de viagem para descrever essas três coisas. Imagine que sua mente era um carro. E nossos objetivos eram destinos que gostaríamos de alcançar esses carros. Nossos níveis de motivação seriam o combustível que nossos motores de carros funcionam explica Nilo Lemos Neto. Se você tivesse um baixo nível de motivação, seu carro definitivamente quebraria antes de você chegar ao seu local.
Nosso nível de positividade seria nossas luzes dianteiras. Luzes frontais brilhantes nos ajudariam a ver claramente à noite. Um baixo nível de positividade não nos faria ver claramente as estradas. Podemos perder atalhos (oportunidades) ao longo do caminho ou podemos atingir obstáculos. Felicidade seria boas estradas motoras conta Nilo Lemos Neto. Imagine que as estradas fossem realmente boas e motorizáveis, não teríamos muito problema em se movimentar a qualquer hora do dia. Essa analogia faz sentido para você?
No entanto, muitas coisas acontecem na vida que afetam esses três atributos. Algumas dessas coisas (vamos chamá-las de fatores daqui em diante), temos pouco ou nenhum controle. Eles acontecem e só conseguimos reagir a eles. Mas, quanto aos outros fatores, podemos submetê-los sob nosso controle mostra Nilo Lemos Neto. Continuando com a analogia do carro de viagem, esses fatores podem ser as boas e más condições climáticas, tráfego pesado e leve, e muito mais. Esses fatores têm maneiras de nos ajudar ou ir contra nós quando tentamos chegar ao nosso destino.
Conhecer esses fatores e como agir ou reagir, conforme o caso, poderia nos ajudar bastante a ter uma viagem consideravelmente suave nesta noite. É por essas razões que decidi compilar algumas perguntas que abordam como essas questões afetam nossa felicidade, positividade e motivação. conta Nilo Lemos Neto Espero que você receba alguma iluminação deles e seja capaz de aplicar esses pontos de iluminação em sua vida pessoal para ajudar a torná-lo uma versão melhor de si mesmo.
Fatores que afetam nossa felicidade
Você provavelmente já deve saber que apenas ser feliz não necessariamente nos faz alcançar o sucesso. Na verdade, dificilmente alguém seria pago por ser feliz. E se você está lendo isso e você é pago por ser feliz, bom para você. Seja feliz. Meu ponto é, a felicidade não necessariamente faz você ter sucesso, mas ajuda a facilitar o seu caminho para o seu sucesso. Aqui estão perguntas que destacam os fatores que afetam nossa felicidade enquanto explicam o que faz esses fatores serem importantes.
Como o dinheiro afeta minha felicidade
Nilo Lemos Neto: Há um ditado que você provavelmente já ouviu inúmeras vezes que diz “dinheiro nunca compra felicidade”. Em grande medida, é verdade. Ser rico não garante nossa felicidade. No entanto, não se esqueça que muitos dos problemas que nos fazem infelizes são problemas que o dinheiro poderia resolver. Você quer morar em um bairro mais bonito com uma bela casa e um carro elegante? O dinheiro é o que você usaria. Você tem contas se acumulando para você? O dinheiro é o que você usaria. Você sempre quer comer boa comida toda vez? O dinheiro é o que você usaria. Essas são todas as necessidades que nos tornam infelizes, mas dinheiro suficiente poderia resolvê-las com bastante facilidade. Sabendo disso, entendemos como o dinheiro pode afetar nossa felicidade positiva ou negativamente.
Como a rede social afeta minha felicidade?
Nilo Lemos Neto: Nossa rede social é um fator muito grande que afeta nossa felicidade. Nossa rede social envolve principalmente as pessoas ao nosso redor e nossas relações com eles. Basicamente, a qualidade de nossa rede social geralmente reflete em nossas vidas. Se as pessoas que estão intimamente relacionadas a você de alguma forma fazem algumas coisas ao seu redor, é uma grande possibilidade que você se junte a elas. Então, se você mantivesse amigos felizes, provavelmente seria feliz também. E se você mantivesse amigos melancólicos, você seria outra pessoa melancólica. É tão simples quanto isso.
Como a saúde afeta minha felicidade?
Nilo Lemos Neto: Eu realmente não tenho que dizer muito sobre isso porque você provavelmente já entendeu. Mas por causa deste artigo, vou mencionar algumas coisas. Quando você está saudável, você é capaz de realizar atividades que pessoas insalubres não seriam capazes de fazer em circunstâncias normais. No entanto, estando acamado, você está apenas em movimentos na sua cama. Você se sente desconfortável por dentro e só quer melhorar o quanto antes. É muito provável que esta má condição de saúde o faça se sentir infeliz.
Como a liberdade afeta minha felicidade?
Nilo Lemos Neto: Exceto se você fosse um otário para prisões e gaiolas, ninguém realmente ama quando a liberdade deles é tirada deles. Liberdade para nos dar a sensação de estarmos no controle de nós mesmos e do nosso tempo. Nós poderíamos fazer as coisas que quisermos sempre que quisermos. Neste ponto, gostaria de salientar o fato de que ser preso não é a única maneira de nossa liberdade ser tirada de nós. Para alguns outros, não ser livre pode significar privá-los daquilo a que normalmente deveriam ter acesso. As pessoas livres são freqüentemente consideradas mais felizes do que as que não são.
Como a confiança afeta minha felicidade?
Nilo Lemos Neto: Por mais que isso pareça, a confiança é, na verdade, um fator muito grande que afeta a felicidade. Se de uma forma o tipo com problemas de confiança, seria difícil ser feliz quando se trata de situações que envolvam confiança. A falta de confiança nos mantém no limite e nos deixa paranóicos e defensivos. Na mais leve sonda, poderíamos facilmente nos ofender. Ao mesmo tempo, confiança demais nos torna propensos às vezes. Confie na pessoa errada e quando você falhar, você é infeliz. Falta confiança e você pode estar infeliz. Você pode ver agora como a confiança afeta sua felicidade?
Fatores que afetam nossa positividade
Nilo Lemos Neto: Sem esquecer a analogia do nosso carro de viagem, é fácil ver como poderíamos facilmente perder o caminho ou colidir com um obstáculo sem que as luzes adequadas acendessem nosso caminho. No entanto, não se esqueça que o mau tempo pode reduzir a visibilidade se as nossas luzes não forem suficientemente brilhantes. Nossa positividade pode ser influenciada por alguns fatores ao nosso redor e aqui estão algumas questões que abordam como esses fatores afetam nossa positividade.
Como minha atitude afeta meu nível de positividade?
Nilo Lemos Neto: Todos enfrentam alguns obstáculos no caminho de alcançar os objetivos. Esses obstáculos podem ser considerados uma norma. Mas nossa atitude em relação a esses obstáculos é o que determina ou afeta nossos níveis de positividade. A disposição de nossas mentes para os obstáculos realmente ajuda muito ou prejudica o progresso de nossos níveis de positividade. Quando algumas pessoas enfrentam alguns obstáculos, a primeira impressão que atinge suas mentes é como o obstáculo é difícil e como suas chances de superar esses obstáculos eram muito baixas.
Nilo Lemos Neto: Essas pessoas não têm uma disposição positiva em relação a esses obstáculos e refletem sobre o modo como tratam esses obstáculos. Alguns desistiriam de lá, enquanto outros não se esforçariam tanto quanto normalmente. É assim que nossa atitude afeta nossos níveis de positividade.
Como as expectativas escurecem ou iluminam nossa positividade?
Nilo Lemos Neto: As expectativas são padrões que são estabelecidos para nós e que não devemos esperar. Eles são como alturas que esperamos escalar, não importando as circunstâncias. Nós não somos os únicos que estabelecem expectativas para nós mesmos, nossos amigos próximos ou parentes têm expectativas criadas para nós. E quando caímos abaixo dessas expectativas, os olhares decepcionantes não são seus rostos suficientes para nos deixar infelizes.
Nilo Lemos Neto: Da mesma forma, quando estabelecemos expectativas para nós mesmos e deixamos de atender a essas expectativas, ficamos desapontados conosco mesmos e isso afeta nossos níveis de positividade. O truque simples sobre definir expectativas não é estabelecer expectativas muito altas ou muito baixas para nós mesmos. Devemos estabelecer expectativas que não nos desafiariam, nem devemos estabelecer expectativas que não são tão realistas, porque de qualquer forma, estamos nos preparando para o desapontamento.
Como os exercícios físicos afetam nossa positividade?
Nilo Lemos Neto: Fazer exercícios físicos tem formas de relaxar nossas mentes. É um fato cientificista que conscientemente envolver-se em atividades rítmicas simples como a respiração poderia nos ajudar a relaxar. Quando estamos relaxados, somos capazes de pensar mais claramente sobre situações, que é basicamente o que a positividade faz por nós. Durante os exercícios, nossos corpos podem ficar estressados e cansados, mas nossos cérebros estão energizados e prontos para o trabalho. Descobriu-se que aqueles que conscientemente se envolvem em qualquer tipo de exercício de rotina são mais mentalmente saudáveis do que aqueles que não o fazem.
Como nossos pensamentos afetam nossa positividade?
Nilo Lemos Neto: Como seres humanos, os pensamentos são como conversas que temos com nós mesmos. Pensar é um sinal de inteligência que é possuído por cada um de nós. Mas uma coisa sobre nossos pensamentos é que eles formam a base de nossas ações. A maioria das ações que realizamos provém de nossos pensamentos, consciente ou inconscientemente. Embora façamos isso impulsivamente e sem pensar às vezes, muitas de nossas ações ainda são resultado de alguns pensamentos. Como então esses pensamentos nos afetam? Como os pensamentos vêm antes de nossas ações, eles determinam o que fazemos quando nos deparamos com obstáculos. Os pensamentos de como não seríamos capazes de superar alguns obstáculos provavelmente acabariam com a gente não sendo capaz de superar esses obstáculos. E da mesma forma, pensamentos positivos ajudam a melhorar nossos níveis de positividade.
Como as informações que utilizamos afetam nossa positividade?
Nilo Lemos Neto: Tendo falado sobre como nossos pensamentos afetam nossa positividade, é fácil mostrar como as informações afetam nossa positividade também. Nossos pensamentos são construídos e alimentados com uma coisa; em formação. E o corpo humano está cheio de órgãos e nervos que não fazem nada além de absorver informações para nos ajudar a construir nossas mentes e pensamentos. Nossas mentes funcionam basicamente como computadores.
Nilo Lemos Neto: Eles pegam dados e trabalham nesses dados para formar a saída que vemos. Levando em conta o tipo errado de informação poderia diminuir seriamente a nossa positividade. De acordo com uma pesquisa realizada em uma escola, a razão para as altas taxas de insucesso dos alunos em um determinado curso foi devido ao fato de que o curso foi considerado difícil, e não porque o curso foi realmente difícil. Quando você ouve ou sabe o quão difíceis são alguns obstáculos, é suficiente para apagar qualquer centelha de positividade que possa aparecer em nossos corações.
Como o nosso ambiente afeta nossa positividade?
Nilo Lemos Neto: Os ambientes em que nos encontramos têm um enorme impacto em nossa mentalidade. Algumas pessoas são criadas em sistemas onde a maioria das pessoas não tem uma mentalidade negativa sobre algumas coisas. O que é bastante engraçado é o fato de que essa mentalidade negativa foi transmitida de geração em geração, sem qualquer razão lógica para apoiá-la.
Nilo Lemos Neto: Algumas das coisas que fazemos não são realmente o que faríamos se fôssemos os únicos nessa situação. Mas como todos nesse ambiente fizeram isso, estamos sujeitos a alguma pressão para querer fazer exatamente o que os outros fizeram.
Motivação
Nilo Lemos Neto: Ainda seguindo a analogia do meu carro de viagem de cima, eu disse que a motivação é como o combustível que nossas mentes correm para nos ajudar a alcançar um objetivo desejado. Quando não temos motivação suficiente, alcançar o objetivo desejado pode ser uma tarefa desnecessariamente desanimadora. Abaixo estão algumas perguntas que abordam como nossa motivação é afetada por alguns fatores.
O que relaciona recompensa e motivação?
Nilo Lemos Neto: As recompensas são uma ótima maneira de nos manter focados. Eles nos mantêm fantasiando sobre eles para que façamos tudo para conquistá-los. Quando as recompensas certas estão associadas à obtenção de um objetivo específico, a fome por essa recompensa é o que nos leva a querer alcançar o objetivo. No processo de tentar alcançar esse objetivo, se descobrirmos que os riscos e sacrifícios estão se tornando maiores do que a recompensa, rapidamente as paradas param atrás da meta. E se a recompensa por alcançar um objetivo não é boa o suficiente em primeiro lugar, não haveria motivação suficiente para querer atingir o objetivo.
Como minha motivação é afetada pelos meus líderes?
Nilo Lemos Neto: Muitas vezes nos encontramos trabalhando em uma organização com hierarquias de superioridade em todos os lugares. A liderança em um ambiente particular tem uma maneira de afetar nossa motivação, de tal forma que se você tivesse um chefe mal-humorado que colocasse seu lugar no seu pescoço, é realmente difícil fazer as coisas direito sob essa condição. Mas quando temos líderes que são amigáveis e constantemente nos encorajam, isso torna todo o trabalho mais fácil para nós, porque somos motivados.
Relacionamentos e Motivação?
Nilo Lemos Neto: Aqueles com os quais temos algum nível de relacionamento íntimo nos motivam. Em muitos casos, eles nem precisam dizer palavras encorajadoras antes de nos motivar. O mero pensamento de quão orgulhosos de nós eles seriam, uma vez que eles saibam que alcançamos algum objetivo estabelecido, é motivação suficiente na maioria das vezes.
Nossas crenças e motivação?
Nilo Lemos Neto: As coisas em que acreditamos formam uma parte forte da nossa mentalidade. Na maioria das vezes, nossas ações são regidas por nossas crenças e quase nunca fazemos coisas que estão fora dos nossos sistemas de crenças. Quando as coisas estão alinhadas com nossas crenças, não temos problemas em fazê-las. Mas quando eles não são, nós hesitamos muito antes de fazê-los, e mesmo quando nos trazemos para fazê-los, nós não os fazemos tão entusiasticamente quanto faríamos as coisas em que acreditamos.
Como nossa motivação é afetada pelo nosso meio ambiente?
Nilo Lemos Neto: Alguns ambientes são realmente propícios para o que estamos fazendo, enquanto outros são tóxicos para nossos sonhos e objetivos. Ambientes conducentes são boas incubadoras de ideias. Quando estabelecemos metas para nós mesmos, é bom encontrar os melhores ambientes para atingir esses objetivos, pois esses ambientes nus nos manterão motivados à medida que tentamos alcançar nossos objetivos. No entanto, se nossos ambientes não forem favoráveis o suficiente, ficamos frustrados com facilidade e rapidamente perdemos a motivação.
Nilo Lemos Neto: Agora que você leu sobre todos esses fatores, é importante notar que, embora alguns desses fatores sejam incontroláveis, podemos optar por reagir a eles da maneira que nos agrada. Não deixe nada abalar sua motivação. Não deixe sua positividade ser diminuída. E nunca deixe as chamas da sua felicidade se apagarem. E lembre-se, sua felicidade, níveis de positividade e motivação são largamente deixados para você controlar.