“Não se compara Cristo e Oxalá”: Bancada Evangélica repudia escárnio contra a Trindade em desfile de carnaval

No Carnaval paulista de 2023, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Gaviões da Fiel apresentou seu samba enredo intitulado “Em nome do Pai dos Filhos Dos Espíritos e dos Santos”. O tema foi duramente criticado pelo segmento cristão e a Frente Parlamentar Evangélica emitiu uma nota de repúdio ao uso e deturpação de um dogma cristão fundamental, a Trindade.

A nota, assinada pelo deputado federal Eli Borges, presidente da FPE, ressalata que a doutrina da Trindade não é apenas uma especulação, mas faz parte da identidade do cristão. Ela foi amplamente discutida no cerne da Igreja Cristã e defendida como dogma após alguns Concílios, destacando-se o Concílio de Nicéia I (325 d.C.), Constantinopla I (381 d.C.) e Calcedônia (451 d.C.). A doutrina da Trindade é inegociável e foi reafirmada por Igrejas reformadas e movimentos evangélicos pentecostais.

+ Bancada evangélica se levanta para defender conservadores e barrar pautas progressistas

A nota reforça que a Trindade é composta por um Pai, um Filho e um Espírito Santo, não havendo “filhos, espíritos ou santos”. Ela não pode ser vilipendiada, modificada, escarnecida ou acrescentada.

“Não se compara Cristo e Oxalá, divindade das religiões de matriz africana, em hipótese alguma”, diz a nota.

A Frente Parlamentar Evangélica do Congresso Nacional repudia veementemente qualquer uso ou manipulação da Trindade e de outros dogmas cristãos, que são a base e a estrutura da fé cristã, para satisfazer desejos pessoais ou de grupos. Ela buscará suporte pelos meios legais para defender algo que é tão caro e fundamental para a identidade do povo cristão.

A nota destaca que o Código Penal, em seu artigo 208, tipifica o escárnio público por motivo de crença ou função religiosa, a perturbação de cerimônias ou práticas de culto religioso e o vilipêndio público de atos ou objetos de culto religioso. Tais práticas podem ser punidas com detenção de um mês a um ano ou multa.

O deputado federal Eli Borges é o atual presidente da Frente Evangélica. A nota foi publicada na noite desta quarta-feira, 22.

O posicionametno da bancada evangélica foi muito parabenizada nas redes sociais.

“Que alento ler essa nota. Tanto escárnio, tanta derrota para o povo cristão deixa nossa fé abalada. Ao invés de estamos orando e lutando por um mundo melhor, estamos lutando pra não esmorecer, não enfraquecer, não cair diante de Deus. Já não basta esse presidente e sua esposa promovendo todo tipo de desajuste social”, escreveu uma seguidora da página da Frente no instagram.

Outra internauta disse: “arabéns à FPE na pessoa do seu presidente. Nós necessitamos de lideranças que devendam os princípios cristãos no nosso país”.

Leia a nota na íntegra: