Desde a chegada do coronavírus (Covid-19) ao Brasil, o Ministério da Saúde tem orientado as pessoas a ficar o maior tempo possível em casa, recomendando sair apenas em casos de urgência para evitar o contágio
O isolamento, no entanto não é fácil. Mais tempo ocioso pode ser difícil para muitas pessoas que estão acostumadas com rotinas agitadas, mas também poder ser também uma oportunidade para colocar as coisas em dia. Fazer aquele curso que há tempos não entrava na agenda, começar uma rotina de exercícios, por uma série em dia e quem sabe ler um novo livro.
Pensando nisso, algumas empresas começaram a oferecer gratuitamente serviços e produtos online durante o período de quarentena. O site Consumidor Moderno selecionou algumas dessas opções para que você aproveite da melhor forma possível o tempo em casa. Confira:
TV por assinatura e Internet
A operadora liberou para seus assinantes, por tempo indeterminado, todos os canais de seu catálogo, o que inclui canais de filmes, séries, esportes, infantis, notícias, entre outros.
Assinantes e não assinantes que assistirem aos vídeos informativos do Ministério da Saúde sobre o coronavírus também poderão acessar a rede Wi-Fi pública #NET-CLARO-WIFI gratuitamente
Mais entretenimento em casa! A Vivo liberou mais de 100 canais para quem tem pacote Vivo TV. Bônus de internet no celular por dois meses para clientes ativos de planos pós-pagos e controle e nas ativações e renovações da promoção Vivo Turbo no pré-pago.
A Sky abriu sinal de mais de 90 canais para seus clientes terem mais acesso à informação e conteúdo nos próximos dias. São diversos canais de notícias, esportes, infantis, filmes e séries disponíveis pela TV, site e app SKY.
Oi
Até 28 de março, assinantes da Oi de todo país poderão ter acesso a diversos canais como Nick, Nick Jr, E!, AXN, A&E, H2, Lifetime, Cinemax, Sony, Canais Telecine, Comedy Central, VH1 Megahits e Paramount.
Ensino a Distância
A Fundação Getúlio Vargas liberou 55 cursos online gratuitos e com certificado. As formações duram entre 4h e 30h horas e são nas áreas de direito, economia, liderança e pessoas, educação, finanças, marketing e vendas.
100 cursos em 14 áreas distintas: artes e design, negócios e gestão, ciências da computação, governo, leis e política e outros, foram liberados pela universidade para ser feitos gratuitamente pela internet com certificado ao final.
Com duração inicial de 30 dias, a Stoodi liberou acesso gratuito a todas suas videoaulas e exercícios com correção em vídeo para evitar maiores prejuízos aos alunos que tiveram aulas suspensas no país por causa do coronavírus.
A plataforma de cursos online liberou 40 formações em diferentes áreas (negócios, design, fotografia, marketing, TI e software) para quem quer aproveitar o tempo de quarentena em casa para aperfeiçoar ou aprender algo novo.
Para o Senai é possível permanecer ativo, mesmo parado. Foram abertos 15 cursos capacitantes de graça em áreas que incluem TI, finanças, empreendedorismo e outros.
O Olhar de Cinema liberou todos os vídeos de insights, cineclubes, transmissão ao vivo por 30 dias. São conteúdos que visam a formação de público, a capacitação e a integração de profissionais do audiovisual.
Essa é uma plataforma especial para quem quiser aprender sobre direito no tempo que estiver em casa. A Notorium Play está oferecendo 30 dias grátis para que novos assinantes vejam congressos, aulas, documentários e minicursos sobre a temática.
Plataformas de streaming
O serviço de streaming da Globo liberou por um mês mais de 30 títulos para quem não é assinante. Nele você poderá encontrar muitos conteúdos infantis e todas as temporadas de Malhação.
No Spcine você vai encontrar conteúdos exclusivos da programação cultural da cidade de São Paulo, com shows, espetáculos e performances. Tudo grátis pelo próximo mês.
Conteúdo e informação
A Amazon do Brasil disponibilizou centenas de e-books que podem ser baixados gratuitamente na versão Kindle. São livros sobre educação, psicologia, sociologia, política, entre outros temas.
A Forbes liberou acesso gratuito a algumas das principais edições da revista no aplicativo Forbes Brasil Prime. Basta baixar o app na App Store ou no Google Play.
Treinos e exercícios
A rede de academias, liberou para seus alunos uma plataforma de treinos online com aulas em vídeo para ninguém perder a rotina e o foco durante a quarentena.
A Bodytech está oferecendo o aplicativo BTFIT gratuitamente durante 15 dias para qualquer pessoa, independentemente de ser aluno ou não. No app, o usuário pode encontrar aulas e dicas de treinos e exercícios.
Atividades Infantis
Até 15 de abril, o aplicativo liberou mais de 1.800 atividades de desenvolvimento para os pais se divertirem com seus filhos — de 0 a quatro anos.
Games
A maior plataforma de jogos do Brasil cedeu mais 20 opções grátis para você se divertir e se distrair durante o surto do coronavírus sem precisar sair de casa.
Mentoria
Mentoria online e gratuita para pequenos negócios e empreendedores aprenderem a navegar em cenários incertos como esse. O serviço engloba a área de design de serviço.