Na noite de domingo, 19 de fevereiro de 2023, a escola de samba Acadêmicos do Salgueiro desfilou no Rio de Janeiro com um enredo que incluiu um carro alegórico em formato de demônio. A figura diabólica, em tamanho gigante e sentada em chamas, tinha grandes asas de anjo pintadas de preto, presas de vampiro e a língua comprida como a de uma serpente. Outros carros alegóricos incluíram elementos bíblicos, como a maçã, o céu, o inferno, a cobra e o próprio diabo. O enredo escolhido pela escola foi intitulado “Delírios de um Paraíso”.
O enredo foi divulgado no Instagram da Salgueiro, onde foi descrito como “a mistura do sagrado e do profano” e exaltou “os louvados e os excluídos”. O enredo também afirmou que “a compaixão reluz no novo Éden” e “portas abertas a quem tem fome e sede de infinito”.
Nas redes sociais, alguns internautas criticaram a temática da Salgueiro com um demônio, considerando-a como “uma afronta aos cristãos”. No entanto, a escola defendeu seu enredo e enfatizou que a mistura do sagrado e do profano é uma característica comum da cultura brasileira.
As zombarias do mundo do carnaval com as coisas sagradas continuam. Que Deus tenha misericórdia do Brasil.
Com Oeste