Em 2023, o Carnaval continua sendo um palco de polêmicas envolvendo a profanação de símbolos cristãos por escolas de samba. Essa prática tem se repetido há anos e tem gerado críticas de internautas em relação ao desrespeito às crenças religiosas.
Em 2019, o Brasil cristão ficou chocado com o desfile da escola de samba Gaviões da Fiel, que reeditou o enredo “A Saliva do Santo e o Veneno da Serpente”, de 1994.
Durante o desfile, a comissão de frente da escola apresentou uma representação de demônios lutando contra Deus, simbolizado pela figura de Jesus Cristo, o que gerou grande indignação por parte de espectadores cristãos. Durante a exibição, o demonio vencia Jesus.
A escola alegou que a figura representava Santo Antão, mas muitos internautas questionaram a veracidade dessa informação.
As críticas se estenderam também à cobertura da TV Globo, que foi acusada de “canal do diabo” por alguns internautas. A controvérsia reascendeu o debate sobre o uso de símbolos religiosos em desfiles de Carnaval e o respeito às crenças e valores da população.