Roger Spradlin, um pastor da Califórnia que foi um dos criadores da Baptist Faith & Message 2000 (BFM), morreu aos 68 anos após uma batalha contra o câncer.
Spradlin foi co-pastor da Igreja Batista Valley de Bakersfield, que ajudou a fundar em 1985. Aposentou-se em fevereiro. Spradlin também foi membro do Comitê de Estudo de Fé e Mensagem Batista de 1999-2000 da Convenção Batista do Sul (SBC), o grupo que produziu a atual declaração de fé da SBC.
A igreja de Spradlin confirmou seu falecimento por meio de um comunicado no domingo.
“Em nome de nossa família, é com pesar que compartilho com vocês que o Pastor Roger faleceu deste mundo e entrou na presença de Jesus na manhã de domingo, 5 de novembro de 2023, enquanto nossa igreja cantava ‘Bom Deus, ‘”, disse a igreja. “Embora tenhamos tido ótimos momentos no ano passado, também foi repleto de muito sofrimento. Mas Deus foi misericordioso e respondeu às nossas orações, pois o pastor Roger tem estado em grande paz e conforto nas últimas semanas.”
O comunicado acrescenta que Spradlin “passou de forma muito pacífica e confortável”, rodeado pela família.
“Lamentamos profundamente a nossa perda, mas também nos regozijamos por saber que ele está agora no céu com o nosso maravilhoso Salvador e muitos entes queridos que já partiram”, disse a igreja. “Toda a nossa família está muito grata por todo o seu amor e orações! Em breve enviaremos os detalhes dos preparativos para o funeral.”
Spradlin deixa sua esposa, três filhos e 10 netos.
Além de seu longo mandato como pastor de uma igreja local, Spradlin foi uma figura influente na SBC. De acordo com a Baptist Press , ele atuou como presidente do Comitê Executivo da SBC de 2010 a 2012, presidente do conselho de administração do Southern Baptist Theological Seminary de 1999 a 2001 e presidente da Convenção Batista do Sul da Califórnia de 1997 a 1999.
Ele também foi um dos 15 Batistas do Sul que trabalharam juntos para alterar e expandir a declaração de fé da SBC. A Fé Batista e Mensagem 2000 foi adotada pelos delegados Batistas do Sul, chamados mensageiros, na reunião anual da convenção de 2000 em Orlando, Flórida.
Esta foi a primeira vez que o BFM foi atualizado desde 1963 e é visto por muitos como uma das principais conquistas do chamado “ressurgimento conservador”, um movimento de décadas para expulsar os batistas liberais da SBC.