O prefeito de Itabuna (BA), Fernando Gomes (PTC), afirmou nesta quinta-feira (2) que irá reabrir o comércio a partir de 9 de julho, “morra quem morrer”. A declaração gerou críticas e levou o nome da cidade baiana aos assuntos mais comentados no Twitter.
+ Prefeito de Curitiba mandou fechar igrejas, mas permitiu abertura dos shoppings
“Primeiro, lutar pela vida. A vida é uma só. [Depois que] morrer, acabou. Não tem fortuna, não tem pobreza, não tem falência, não tem nada”, disse e tossiu em seguida. “Mas não posso abrir uma coisa que não tenho cobertura. Então, com a dúvida, com os nossos morrendo por causa de um leito em Itabuna, vou transferir essa abertura. No dia 8, mandei fazer o decreto, que no dia 9 abre, morra quem morrer”, acrescentou.
Após a repercussão negativa, o prefeito se manifestou e disse, em nota, que “alguns veículos de comunicação deram ênfase à última frase dita pelo prefeito, interpretando de modo errado e sensacionalista o que foi dito na entrevista”.
O comunicado ainda afirma que “o prefeito esclarece que o contexto da fala não foi por descaso com as vítimas”.
“Nossos atos, como cidade com maior testagem e uma das que há mais tempo permanece com o comércio fechado, só reforçam o nosso compromisso pela vida da nossa população. Tenho cinco mandatos como prefeito, o povo de Itabuna me conhece”, disse o prefeito.
(Com CNN)