Sergio Moro durante evento realizado pela revista “The Economist”no Hotel Grand Hyatt em São Paulo (Vanessa Carvalho/Folhapress)
O juiz Sergio Moro, que conduz os processos da Operação Lava Jato, aparece na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo da revista americana ‘Time’ divulgada nesta quinta-feira. Moro, o único brasileiro a marcar presença nesta edição da relação publicada anualmente, foi incluído na categoria ‘Líderes’ e divide espaço com nomes como os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da Rússia, Vladimir Putin, e a chanceler alemã, Angela Merkel.
A apresentação do brasileiro, intitulada ‘Limpando a corrupção’ e escrita por Bryan Walsh, editor de internacional da publicação americana, informa que o nome do juiz federal é entoado nas ruas “como se ele fosse um jogador de futebol”. “Mas Sergio Moro é apenas o juiz de um processo envolvendo um escândalo de corrupção tão grande capaz de derrubar um presidente – e talvez mudar uma cultura de corrupção que há muito prejudica o progresso do seu país.”
A ‘Time’ ressalta que, embora Moro tenha sido acusado de ignorar o processo legal [o que não encontra respaldo nas decisões de cortes superiores], e expor seus casos à opinião pública, a maioria dos brasileiros acredita que seus métodos são válidos para tornar o país “mais limpo”.
No ano passado, o surfista Gabriel Medina entrou na lista publicada pela revista americana – o brasileiro ganhou o campeonato mundial de surfe em 2014 – na categoria ‘Ícones’, e o empresário Jorge Paulo Lemann apareceu entre os ‘Titãs’. Em 2013, o então ministro do Supremo Tribunal Federal,Joaquim Barbosa, figurou entre os 100 mais influentes da ‘Time’.
Com informações VEJA