Há uma grande quantidade de franquias de restaurantes e lanchonetes crescendo em todo o planeta. A grande maioria dessas empresas começaram suas histórias em países do exterior e após se estabelecerem como marcas de sucesso, chegaram ao Brasil. No entanto, a Mini Kalzone foge a essa regra, tendo iniciado sua trajetória em terras brasileiras. A rede, apesar de recente, cresce exponencialmente no país.
Foi no ano de 1993 que surgiu o primeiro restaurante da marca, na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. A proposta era trazer o calzone, um prato tipicamente italiano, para o cotidiano dos brasileiros. A iguaria, que lembra uma pizza dobrada ao meio, recheada e assada, foi planejada, na Mini Kalzone, para ter um tamanho que correspondesse a uma refeição individual. O preço do prato também foi estabelecido de forma a ser acessível a todos os públicos. No ano seguinte, a empresa iniciou o seu processo de expansão, abrindo novas lojas. Em 2001, já se firmava a ideia de levar os restaurantes para todo o país, transformando a Mini Kalzone em uma franquia. A marca possui, atualmente, lojas em 11 estados do Brasil, bem como no Distrito Federal.
O sucesso da empresa pode ser explicado pela inovação em oferecer um produto completamente diferente daquele encontrado nas demais redes de fastfood. Os kalzones começam em R$7, sendo ofertados em diversos sabores, como 4 queijos, frango com catupiry, carne seca especial, brócolis ou palmito. Entre as muitas opções de sabores, todos bem recheados, foram criadas variações para agradar os mais diferentes públicos. Uma dessas propostas é a linhas de calzones Integrais, feitos com massa integral, contendo recheios leves e nutritivos. A linha é a mais saudável da marca, ideal para quem busca um produto delicioso e que não represente uma quebra na dieta. As demais linhas da Mini Kalzone são a Premium, incluindo combinações de ingredientes nobres para criar sabores inesquecíveis; a Top, contando com receitas especiais; e a Pop, reunindo os calzones tradicionais da marca aliados a preços convidativos.
Para os que amam sobremesas, a linha de calzones Doces é perfeita. Um dos deliciosos sabores é o Chokolate, feito na massa tradicional, com recheio de chocolate ao leite. Outra guloseima imperdível é o Chokowhite, que traz massa de chocolate preto e um incrível recheio de chocolate branco. Uma opção refrescante presente no cardápio da Mini Kalzone é o açaí. Ele é servido em duas variações, sendo uma delas o Tá Ligado, que combina o açaí com xarope de guaraná e banana.
Caso o cliente escolha o Mega Ligado, além do açaí, xarope de guaraná e banana, a sobremesa possui leite Ninho. Porém, não são apenas estas as ofertas refrescantes do menu. A Mini Kalzone trabalha ainda com Sucos, incluindo sabores como caju, abacaxi, laranja e maracujá. A lista de bebidas dedica um espaço especial para os Sucos Funcionais. Entre as sugestões de consumo está o Sem Pressão, incluindo morango, abacaxi e laranja, para criar um produto saboroso e relaxante. Os consumidores também podem degustar um delicioso Smoothie. A versão Morango Mega Sem Noção, por exemplo, combina sorvete de baunilha com morango, banana, leite e camadas de leite Ninho. Na compra de um Pitaya Mega Daora, o cliente leva um smoothie que mistura a fruta exótica a suco de laranja, abacaxi, banana e camadas de leite Ninho, resultando em uma bebida colorida e nutritiva.
Após conhecer os produtos existentes no cardápio da marca, é fácil entender o sucesso da Mini Kalzone no Brasil. A rede segue em plena expansão, estudando as mudanças de mercado e as preferências do público, a fim de oferecer o melhor serviço. A marca evidencia sua criatividade ao criar uma rede de fastfood com um prato que, até então, nenhuma outra empresa cogitava utilizar. O desafio de transformar o calzone italiano em uma porção individual foi concluído de forma exemplar e agradou ao público, garantindo o sucesso da empresa.