Recentemente, uma comunidade cristã desarmada em Ungwan Wakili, no Zangon Kataf LGA do estado de Kaduna, na Nigéria, foi atacada por militantes muçulmanos, resultando na morte de 17 pessoas. Essa região perigosa, conhecida como Cinturão Médio, tem sido alvo de ataques por anos, principalmente contra comunidades cristãs. Os motivos para a violência são variados, mas a animosidade religiosa é uma das principais causas, considerando a desproporcionalidade dos ataques contra cristãos ao longo dos anos.
Os militantes chegaram à comunidade à noite, armados com armas sofisticadas, e mataram 14 pessoas no local, enquanto outras três morreram mais tarde no hospital devido aos ferimentos. As fotos das vítimas foram revisadas por um funcionário local do ICC e confirmaram as trágicas consequências do ataque.
As autoridades locais prometeram investigar o incidente, mas também foram acusadas de permitir o ataque, apesar da presença de postos de controle militares nas proximidades. O governador de Kaduna, Nasir El-Rufai, tem um histórico de permitir ataques a comunidades cristãs e punir aqueles que protestam contra a situação de segurança na área. Suas ordens de bloqueio, que restringem os movimentos dos moradores, tornam os ataques ainda mais mortais, já que os moradores não têm mais o aviso necessário para fugir de ataques iminentes.
Church Leaders