Por Renato Vargens
“Meu pastor é ultrapassado com relação a sexo. Devo mudar de igreja? Ele vive dizendo que eu devo obedecer à Bíblia e tal, mas o mundo mudou e os ensinos da Igreja precisam mudar também. Mesmo porque, se a Igreja não mudar, ela vai deixar de existir.”
Pois é. Foi exatamente isso que eu ou vi de uma pessoa inconformada com a doutrina bíblica que afirma que o sexo fora do casamento é pecado. Segundo a moça, os ensinamentos bíblicos serviram para um tempo muito aquém do nosso e hoje, a Igreja precisa se adaptar ao mundo.
Caro amigo, é claro que eu discordei da moça, até porque, apesar de ter sido escrita há muitos séculos, a Bíblia continua sendo a Palavra de Deus e, portanto, não está ultrapassada nem tampouco obsoleta.
Nessa perspectiva, afirmo, sem titubeios, que a Bíblia não contém erros, mas é correta em tudo o que declara, e seus ensinamentos são atemporais. Além disso, creio profundamente que a Bíblia é infalível e tudo aquilo que nela está contido é a Palavra de Deus para o homens. Afirmo também que tudo aquilo que nela está escrito é a mais pura verdade e que, querendo os homens ou não, seus ensinamentos são imutáveis. Isto posto, disse eu a ela que, se o seu pastor, aos olhos de alguns, está sendo considerado ultrapassado por defender as Escrituras, ela está na igreja certa.
Em segundo lugar, disse eu à confusa moça que uma igreja que se aproxima do mundo “relativizando” a Palavra de Deus, há muito se perdeu na caminhada, demonstrando assim o seu estado de putrefação espiritual, necessitando, portando, regressar aos valores do Evangelho, fazendo da Palavra do Senhor sua única e exclusiva regra de fé.
Renato Vargens é pastor, conferencista, tendo já pregado o Evangelho em países da América do Sul, Norte, Caribe, África e Europa. É escritor, com 24 livros publicados em língua portuguesa e 1 em língua espanhola. É também colunista e articulista de revistas, jornais e diversos sites protestantes, editor do site renatovargens, pastor sênior da Igreja Cristã da Aliança em Niterói e membro do conselho da Coalizão pelo Evangelho (TGC). |
Saiba + Por que o genocídio de cristãos é amplamente ignorado pela mídia?
Saiba + “Teólogos e pastores liberais não são cristãos, são falsos profetas”, diz Renato Vargens