Da Redação JM Notícia
Durante a visita do ministro da Saúde, Gilberto Occhi, na Assembleia Legislativa do Tocantins, na semana passada, o secretário da Saúde do estado (SES-TO), Renato Jaime, entregou um ofício que solicita cooperação técnica e financeira destinada à assistência de saúde em todo o Tocantins.
No documento, Jaime relaciona prioridades para a melhoria do Sistema Único de Saúde – SUS. Ele destaca a ampliação do Teto da Média e Alta Complexidade Ambulatorial e Hospitalar (Teto MAC) da Secretaria de Saúde, na forma de incremento anual de R$ 60.000.000,00 (sessenta milhões de reais).
O objetivo é qualificar e aumentar a capacidade da assistência médica à saúde da população no âmbito dos hospitais estaduais, regionais e na Hemorrede.
Conforme o documento, a SES-TO gerencia 18 hospitais regionais, localizados em 15 cidades distintas, dos quais 04 são unidades que concentram serviços de alta complexidade.
Deputados recebem o ministro
A deputada Luana Ribeiro, recebeu o Ministro e comentou que considera emergenciais todas as ações voltadas para melhorias e ampliações no âmbito da saúde no Estado. “Trata-se de uma área prioritária e estratégica para qualquer gestão pública, já que envolve vidas humanas e o bem-estar do nosso cidadão”, ressaltou.
A reunião contou com a presença da deputada Valderez Castelo Branco (PP), dos deputados federais Carlos Gaguim (DEM) e Lázaro Botelho (PP), da prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), do secretário de Saúde de Palmas, Whisllay Bastos e do Defensor Público do Estado do Tocantins, Arthur Luiz Pádua Marques.