Mauro Carlesse autoriza implantação de balsa para travessia de caminhões em Porto Nacional

Da Redação JM Notícia

Ponte em Porto Nacional está em péssimas condições
Em virtude das más condições da ponte sobre o Rio Tocantins, em Porto Nacional, o governador Mauro Carlesse determinou à Agência de Transportes e Obras (Ageto) a instalação de uma balsa para travessia de carretas no local. A intenção do governador é facilitar o escoamento da produção da região e evitar riscos à vida dos usuários, diante do grau de comprometimento da estrutura da ponte.

Porto Nacional é um dos maiores produtores e exportadores de grãos do Estado e a ponte no local constitui a principal ligação com o Pátio Multimodal de Luzimangues e à BR-153. Atualmente o trânsito está limitado a 30 toneladas, com isso, para chegar à Capital, veículos que ultrapassam o limite de peso imposto por meio de Decreto precisam ir até Paraíso do Tocantins, aumentando a distância em 100 km encarecendo o frete e os custos de produção.

A Ageto está contactando empresas do ramo de balsas que operam no Estado do Tocantins. O governador pediu urgência nas negociações, para que o serviço de travessia ocorra o mais rápido possível.

Construída entre os anos de 1976 e 1979 a ponte de Porto Nacional tem 900 metros e liga o tráfego da TO-050, pelo trevo da TO-255 com a TO-070, até a BR-153. Em 2011, por causa de danos estruturais, o trânsito pesado foi limitado.

Nova ponte

A travessia de balsa é para atender o transporte de cargas até a construção da nova ponte já em fase de liberação de recursos para início das obras, que serão financiadas por meio de operação de crédito entre o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal (CEF), no valor atualizado de R$ 130 milhões. Esta semana o governador Mauro Carlesse esteve em Brasília, onde tratou junto à diretoria da Caixa dos trâmites para liberação dos recursos e a expectativa é que isso aconteça em breve e que as obras sejam iniciadas.

A ponte terá 1.488 metros de extensão, sendo 1.088 m de armação de concreto e 400 metros de aterro. De acordo com informações da Ageto, já foram realizadas todas as sondagens e concedidas as licenças ambientais à Rivoli do Brasil S.P.A, empresa ganhadora da licitação.