O Facebook já concorre com o Youtube na popularidade de alguns vídeos. Se youtubers famosos conseguem um milhão de visualizações isso é motivo para garantir seu sucesso.
Contudo, esta semana um vídeo religioso esteve entre os mais vistos no Brasil. Postado dia 5 de julho, ele tem cerca de 6 milhões e meio de visualizações. Para efeitos de comparação, ultrapassa as exibições da maioria dos vídeos do Canal Porta dos Fundos, um dos mais populares da internet brasileira.
O viral mostra o bispo Rogério Formigoni da Igreja Universal do Reino de Deus, durante um dos cultos do “Congresso de Empresário”, realizado todas as segundas-feiras no Templo de Salomão, em São Paulo.
Não é a primeira vez que ele faz “sucesso” na internet após declarações polêmicas.
Curiosamente, o vídeo viral – que teve mais de 45 mil compartilhamentos – foi postado por Alfredo Paulo Filho. Ele é ex-pastor da IURD que depois de sair da igreja tem divulgado vários vídeos com depoimentos, contando as práticas fraudulentas, segundo ele, de campanhas como a “Fogueira Santa”.
Alfredo vem relatando como funcionaria os “bastidores” da instituição na qual trabalhou por mais de 30 anos, chegando ao cargo de bispo. Uma de suas denúncias recentes teve mais de 3 milhões de visualizações. Em resumo, ele conta que a arrecadação desse tipo de campanha é revertida para financiar a Rede Record.
O portal Gospel Prime entrou em contato com a Igreja Universal e com o ex-bispo Alfredo Paulo, mas não obteve retorno.
Universal já foi condenada
Pedir automóveis e outros bens de grande valor não é uma prática nova para a Universal. No passado, a instituição já foi condenada a devolver o dinheiro de pessoas que se sentiram “coagidas” a doar.
Em alguns casos, as pessoas que “sacrificaram” ou seus familiares sentiam-se no direito de reaver os bens após as promessas dos pastores não se concretizarem. Houve casos de templos que precisaram devolver os carros doados. Com informações Gospel Prime