Quando se trata do local de trabalho, certificar-se de que os funcionários estão felizes é muito importante conta Mario de Oliveira. Isso ocorre porque uma pessoa ‘ s felicidade pode afetar diretamente o seu nível de produtividade, o que significa que os funcionários felizes são mais hard-working, os jogadores da equipe centrou-objetivo, e este é, naturalmente, muito benéfica para qualquer organização. Então, vamos explorar a complexa relação entre felicidade e produtividade.
O que significa ser feliz no trabalho?
Mario de Oliveira: Para a maioria das pessoas, sendo cem por cento feliz no trabalho é um sonho idealista, mas que doesn ‘ t significa que ele isn ‘ t algo a aspirar. Obter uma melhor compreensão do que realmente significa ser feliz no trabalho pode nos ajudar a ver a felicidade no trabalho como algo mais realista e acessível.
Mario de Oliveira: Ser feliz no trabalho significa desfrutar do que fazemos, apreciando com quem trabalhamos e com quem trabalhamos, e desfrutando do nosso ambiente de trabalho. Nenhum local de trabalho é perfeito e, às vezes, para marcar todas essas caixas, é necessário um certo nível de flexibilidade. Isso pode significar ajustar as próprias percepções ou abordagens do indivíduo para trabalhar, a fim de encontrá-lo mais gratificante e agradável, ou pode significar trabalhar em nossos relacionamentos com os colegas. Tornar o ambiente de trabalho mais agradável pode ser tão simples quanto trazer algumas plantas ou abastecer o escritório com guloseimas caseiras, porque compartilhar é cuidar.
Mario de Oliveira: Uma grande parte de ser feliz no trabalho é ser capaz de comunicar de forma completa e eficaz aos colegas e chefes, para que possamos expressar ou mostrar o que sentimos que temos para oferecer. Quando nos sentimos como se estivéssemos sendo ouvidos, isso pode nos ajudar a nos sentirmos mais felizes e apreciados no trabalho. Comunicar-se bem com colegas ajudará a construir um senso mais forte de moral da equipe, o que leva a um maior sentimento de felicidade no local de trabalho para todos.
Por que ser feliz no trabalho leva a níveis mais altos de produtividade?
Mario de Oliveira: Quando uma pessoa não está feliz no trabalho, não está motivada para trabalhar em seu potencial ideal. A infelicidade geralmente leva a um esforço mínimo, e muitas pessoas acabam fazendo o mínimo que precisam para sobreviver sem serem notadas ou demitidas.
Mario de Oliveira: Por outro lado, quando um funcionário se sente como o trabalho que faz permite-lhes expressar seus pontos fortes, trabalhar em suas fraquezas e ser reconhecido por suas realizações, eles começam a realmente querer ultrapassar as fronteiras e oferecer mais no local de trabalho.
O que define um funcionário feliz para além de um infeliz?
Mario de Oliveira: Os funcionários felizes se sentem mais motivados a atingir metas no local de trabalho porque realmente se importam, não apenas com o trabalho que estão fazendo, mas também com os colegas e com a empresa em que trabalham. Eles fazem mais porque querem fazer parte do que faz a empresa crescer. É isso que lhes dá um senso de propósito e os faz sentir valorizados e integrados ao sucesso do negócio como um todo, não importa qual seja o papel deles.
Mario de Oliveira: Quando um funcionário não é particularmente feliz que provavelmente se sentem como eles são engrenagens do sistema, talvez eles se sentem substituível, ou eles haven ‘ t-se investido em seu trabalho, porque eles don ‘ t sentir que seu papel realmente reflete quem eles são como uma pessoa ou o que eles têm para oferecer.
Mario de Oliveira: Quando a felicidade está presente no local de trabalho, a produtividade aumenta porque as pessoas se tornam mais envolvidas umas com as outras e com o trabalho que estão fazendo. Isso significa que eles estão mais presentes e suas mentes estão na tarefa em mãos. Isso pode levar a um melhor atendimento ao cliente, mais precisão e atenção aos detalhes, produtos e serviços de maior qualidade e, portanto, mais vendas e lucros.
Por que os funcionários felizes são mais leais?
Mario de Oliveira: Quando um funcionário se sente bem com o trabalho que faz, as pessoas com quem trabalha e a empresa em que trabalha, a sua lealdade para com a empresa também aumenta. Empregados felizes tendem a ser mais resilientes, o que significa que eles são mais propensos a permanecer trabalhando por uma empresa por mais tempo. Empregados de longo prazo levam a gastar menos dinheiro na contratação e treinamento de novos funcionários, o que também resultaria em menos produtividade, pois a equipe nova teria que gastar tempo aprendendo as coisas.
Mario de Oliveira: Se você tem funcionários felizes em sua empresa, provavelmente terá que se preocupar menos com a falta de pessoal, porque seus funcionários realmente querem vir trabalhar e, portanto, é menos provável que eles se beneficiem do pagamento por doença. Isto é especialmente verdadeiro quando os funcionários sentem que são um membro valorizado da equipe, e, portanto, don ‘ t quer deixar os seus colegas para baixo, tomando o tempo desnecessário fora do trabalho. Os funcionários valorizados geralmente também estão mais dispostos a trabalhar horas extras quando necessário, pois sempre desejarão ir além da empresa. Os funcionários leais se igualam a uma equipe mais forte e a um melhor desempenho geral, mas é muito importante que a gerência garanta que seus funcionários sempre se sintam valorizados, pois isso promove uma maior fidelidade da equipe.
Como a felicidade no local de trabalho afeta a saúde dos funcionários ?
Mario de Oliveira: “ Lesões psicológicas ” são distúrbios mentais que são desenvolvidos ou exacerbados por causa de ambientes de trabalho infelizes. Estes podem ser muito prejudicial e ter um impacto significativo sobre uma pessoa ‘ sistema imunológico s, o que significa que eles terão de ter mais tempo de trabalho para se recuperar da doença.
Mario de Oliveira: As ausências frequentes ou de longo prazo têm um impacto financeiro na empresa, devido aos custos associados à restauração do tempo que os funcionários têm que decolar, bem como ao pagamento de salários extras para que outros membros da equipe façam hora extra. Portanto, os funcionários mais saudáveis resultam em um funcionamento mais saudável da empresa.
Como a natureza contagiante da felicidade afeta positivamente o local de trabalho?
Mario de Oliveira: A felicidade é uma emoção forte e poderosa que se espalha rapidamente de uma pessoa para outra e de um departamento para outro. Quanto mais felicidade estiver sendo gerada, melhor, pois ela se espalhará por toda a empresa, ajudando a aumentar a produtividade, o espírito de equipe geral e a moral da equipe. Coisas boas acontecem com pessoas que se sentem bem, e quanto mais pessoas na empresa se sentem bem com o trabalho e com elas mesmas, mais coisas boas surgem disso para a empresa. É como um maravilhoso ciclo de energia positiva que atrai energia positiva.
Mario de Oliveira: Um exemplo disso é que, quando você tem funcionários que sentem alegria por seu trabalho, eles realmente brilham em seu papel, tornando-os um modelo brilhante para os outros funcionários se inspirarem e aprenderem. Ter uma atitude mental positiva torna mais provável que os funcionários vão realmente querem apoiar uns aos outros e trabalhar juntos para alcançar a empresa ‘ metas de s. Por sua vez, fica mais fácil para os colegas buscar ajuda e suporte, caso precisem, o que promove uma comunicação aberta e aumenta o desempenho e a produtividade.
Por que é uma coisa positiva que os funcionários felizes tomem mais riscos?
Mario de Oliveira: Pode parecer que assumir riscos é algo indesejável, especialmente quando as consequências podem significar repercussões financeiras ou de reputação para um negócio. No entanto, isso nem sempre é o caso. Os funcionários satisfeitos são mais confiantes e, muitas vezes, estão em ótima posição para tomar decisões que beneficiam e impulsionam a empresa. A inovação é uma parte importante dos negócios, e ter uma equipe de funcionários felizes, confiantes, trabalhando bem juntos e inspirados e orientados para melhorar a produtividade e o desempenho é uma chave importante para o sucesso de qualquer negócio.
Mario de Oliveira: Os riscos que os funcionários felizes provavelmente assumirão serão calculados, porque eles nivelaram as emoções e os processos mentais, que são conducentes a tomar decisões responsáveis que refletirão positivamente tanto em si quanto em sua equipe. Funcionários felizes são motivados, focados e mais capazes de pensar fora da caixa. Eles também não têm medo de cometer erros porque se sentem confiantes o suficiente para saber que os erros são simplesmente experiências de aprendizado e uma oportunidade de melhorar alguma coisa. Sem funcionários felizes e confiantes o suficiente para assumir riscos calculados no trabalho, as empresas perderiam oportunidades imprevistas, idéias inovadoras e sucesso.
Por que é especialmente importante ter uma equipe feliz de gerentes?
Mario de Oliveira: Ser um membro da administração é cheio de responsabilidade e estresse. Há números e prazos a cumprir, e todos têm sempre alguém acima de pressionar por mais produtividade e melhores resultados. Isso pode levar a uma produtividade menor, já que o estresse geralmente afeta a maneira como os gerentes se comunicam com sua equipe. A pressão de cima, muitas vezes, leva os gerentes a serem excessivamente críticos, elevando as expectativas deles para que os funcionários possam atender. Isso, por sua vez, leva a um menor moral da equipe e aos membros da equipe que não estão motivados a se esforçar ao máximo.
Mario de Oliveira: É importante impulsionar a moral dos membros da gerência, bem como dos funcionários, porque isso levará a um maior senso de liderança. Líderes felizes têm atitudes mentais positivas. Eles estão confiantes e acreditam em seus funcionários. Isso se traduz em melhor comunicação e suporte para os membros da equipe, alimentando-os em suas funções e permitindo que todos cresçam e prosperem dentro da empresa. Uma melhor comunicação abre oportunidades para que novas ideias sejam passadas pelos níveis para as pessoas que têm o poder de fazer mudanças positivas na empresa.
Mario de Oliveira: Gerentes felizes são mais propensos a serem criativos em sua abordagem para gerenciar a equipe e aumentar a produtividade. Por exemplo, os incentivos são um método popular para incentivar um padrão mais elevado de trabalho e também recompensar a equipe por seus esforços. Isso faz com que os funcionários sintam que são apreciados e torna o trabalho mais agradável quando você tem metas realistas que levam a recompensas. Todo mundo quer ver os frutos de seu trabalho e, às vezes, não basta receber seu salário. Incentivos extras mostram aos funcionários que uma empresa está disposta a investir neles porque eles são valorizados.
Por que os funcionários felizes fazem clientes felizes?
Mario de Oliveira: Quando uma pessoa se sente feliz, ela se torna mais aberta e empática com as necessidades ou desejos de outras pessoas. Isso acontece porque, quando você se sente bem, quer que as pessoas ao seu redor também se sintam bem, de modo que você possa compartilhar sua alegria e ajudá-la a se espalhar. A energia positiva é contagiosa e quer crescer e se espalhar. No local de trabalho, isso se traduz em níveis mais altos de atendimento ao cliente.
Mario de Oliveira: Um funcionário feliz é altamente motivado e conhece seu papel, seu produto e seus clientes de dentro para fora. Isso significa que eles estão prontos e dispostos a oferecer aos seus clientes mais do que eles esperam. Os clientes adoram um ótimo serviço, e adoram ser atendidos por um assistente de vendas que está disposto a dedicar um tempo para conhecer o que precisa e, em seguida, vai além.
Mario de Oliveira: A primeira coisa que um cliente vê quando entra em uma loja é a equipe. Funcionários felizes estão sempre prontos para receber clientes novos e recorrentes com um sorriso de boas-vindas. Isso é muito importante porque quebra barreiras, fazendo com que um cliente se sinta convidado a entrar na loja, dando a ele o conhecimento de que há membros da equipe à disposição para ajudá-los, caso precisem. Ter uma equipe de funcionários feliz imediatamente confirma que os clientes sabem que terão uma experiência de compra bem-sucedida. É também um aspecto realmente importante da segurança, já que os possíveis ladrões de lojas podem ver que os funcionários estão em alerta e em alerta, então é menos provável que tentem a sorte.
Mario de Oliveira: É importante ter clientes satisfeitos porque eles são uma poderosa fonte de publicidade gratuita para uma empresa. Boca a boca, comentários e recomendações têm um impacto significativo no sucesso das empresas. Os clientes adoram transmitir as suas próprias experiências pessoais a amigos e familiares, pelo que esta é uma excelente oportunidade para garantir que todos os clientes saiam felizes e ansiosos por espalhar a palavra. Os clientes satisfeitos também são clientes fiéis que retornarão repetidas vezes, resultando em negócios repetidos e lucro contínuo garantido.
Formas proativas para empresas ajudarem a aumentar a felicidade no local de trabalho
Mario de Oliveira: Nem sempre é fácil para os membros da administração fazer coisas que podem estar fora do orçamento da empresa, a fim de aumentar os níveis de felicidade da equipe. Mas há mudanças simples que podem fazer uma grande diferença e melhorar as coisas para todos.
Mario de Oliveira: Aqui estão algumas idéias para ajudar a aumentar a felicidade dos funcionários no trabalho:
· Fornecer Feedback Positivo e Construtivo – O feedback é uma parte essencial de ajudar a melhorar o desempenho dos funcionários no trabalho, mas isso pode ser visto como uma crítica negativa, em vez de indicadores que são úteis. Os gerentes não devia ‘ t ser hesitante de dizer coisas negativas, como sempre haverá elementos de um empregado ‘ s desempenho que pode ser melhorado, mas quando este é retratado em uma luz positiva, com ponteiros que o empregado pode tirar e agir de acordo , então o feedback é recebido como útil e, portanto, mais provável de ser aceito mostra Mario de Oliveira.
· Pare o Bullying em seus caminhos – As políticas do pessoal estão presentes em todas as empresas e é importante garantir que os indivíduos não sejam alvo de atenção negativa de outros funcionários explica Mario de Oliveira. Pôr fim ao assédio moral no local de trabalho é benéfico para todos, como é perturbador e afeta a todos ‘ desempenho s. O local de trabalho deve ser um espaço feliz, positivo e seguro, onde os funcionários se dão bem e se apoiam mutuamente.
· Recompense o Bom Trabalho – É essencial, para manter a alta moral da equipe e da equipe, reconhecer e recompensar o ótimo desempenho tanto dos indivíduos quanto da equipe como um todo. De acordo com Mario de Oliveira, isso pode ser feito oferecendo incentivos para incentivar os funcionários a trabalharem em prol de metas e também para fornecer promoções aos funcionários que eles possam anunciar para seus clientes, pois isso ajuda a fazer com que eles se sintam bem e tenham confiança para vender mais porque sabem que têm algo de bom para oferecer.
· Tratar bem os funcionários – Sempre haverá membros da equipe que tenham um desempenho melhor do que outros na equipe, mas todos os funcionários devem ter uma chance justa de ter seus esforços reconhecidos e recompensados. Caso contrário, a felicidade dos funcionários pode ser comprometida, pois ninguém gosta de sentir que não está tendo uma chance justa conta Mario de Oliveira. Da mesma forma, também é importante tratar todos igualmente. Isso significa que todos da equipe devem ter direito a intervalos justos, equipamentos, recursos e remuneração. Se os salários dos empregados forem diferentes, pode ser sensato considerar que tipos de compensação você está oferecendo para garantir que todos se sintam igualmente valorizados pelo trabalho que fazem.
· Criar um Ambiente de Trabalho Agradável – Os funcionários são pagos para gastar um longo período de tempo no ambiente de trabalho, e por isso é desnecessário dizer que esse ambiente deve ser feito para permitir que todos trabalhem de maneira confortável e feliz. O ambiente deve ser bem ventilado / aquecido, higienizado e propício para o trabalho que está ocorrendo lá. Isso pode significar garantir que haja o mínimo de distrações possíveis, criando um local calmo onde todos possam se concentrar em suas tarefas. Segundo Mario de Oliveira, trazer plantas para um escritório ajuda a suprir o ambiente com oxigênio extra e uma sensação de bem-estar. Há muitas outras maneiras de melhorar o ambiente de trabalho, por exemplo, fornecer uma fonte de água potável ou lanches saudáveis, oferecendo às pessoas sentadas em mesas a chance de se levantar, esticar as pernas e se refrescar.