É difícil definir bem-estar em torno de uma única definição. No entanto, o acordo geral de vários trimestres é que o bem-estar inclui a presença de humor e emoções positivas conta Mario de Oliveira. Felicidade e contentamento estão entre os elementos que marcam o estado de bem-estar.
O bem-estar é onde a pessoa se sente bem com a vida e pode julgar a vida positivamente. É mais como a ausência de emoções negativas como a depressão da ansiedade entre outras.
A definição de saúde pública do bem-estar físico é o estado de saúde e cheio de energia. Diferentes pesquisadores de várias disciplinas analisaram os diferentes aspectos do bem-estar . Esses aspectos são bem-estar econômico, bem-estar físico, desenvolvimento e atividade, bem-estar social, bem-estar emocional, satisfação específica do domínio, satisfação psicológica, satisfação com a vida e atividades e trabalho envolventes.
Você consegue medir o bem-estar?
Mario de Oliveira: Na verdade não. Bem-estar é subjetivo, portanto, não há maneira objetiva de medi-lo além de autorrelatos. No entanto, coisas como níveis de desemprego, renda familiar, crime de vizinhança, entre outros, que podem ser medidos objetivamente, são usados para avaliar o bem-estar geral. Para fins de política pública, o uso de medidas subjetivas e objetivas é crucial e desejável, se disponível.
Mario de Oliveira: Dependendo se você medi-lo como um resultado de saúde da população, estudos de custo-efetividade, um resultado clínico, ou outros fins, existem muitos instrumentos para medir o bem-estar. As medidas de bem-estar podem ser baseadas em serviços ou psicométricas. Medidas baseadas em utilidade são baseadas na preferência de um grupo ou indivíduo por um estado particular. Eles são tipicamente morte ( 0) para uma ótima saúde (1). As medidas psicometricamente baseadas, por outro lado, dependem da força e da relação entre múltiplos itens destinados a medir um ou mais domínios de bem-estar.
Mario de Oliveira: Métodos de observação, relatórios de pares, métodos de amostragem de experiência, avaliação momentânea ecológica, métodos fisiológicos são alguns dos métodos utilizados pelos psicólogos. Esses métodos medem diferentes aspectos do bem-estar.
Quais são os determinantes do bem – estar a nível individual?
Mario de Oliveira: Embora não haja um único determinante do bem-estar individual , a boa saúde, o acesso a recursos básicos e as relações sociais positivas são fatores determinantes para o bem-estar .
Mario de Oliveira: Muitos estudos examinaram a relação entre os níveis nacional e individual de bem-estar. Estes estudos utilizaram diferentes medidas de bem-estar (como satisfação, bem-estar psicológico, e afeto positivo) e várias metodologias que deram resultados inconsistentes. Na vida, a satisfação depende de perto da disponibilidade de necessidades básicas. Quando se tem comida, abrigo e renda, bem como acesso a conveniências modernas como eletricidade, há uma sensação de bem-estar. No entanto, isso não é tudo o que promove o bem-estar. Relacionamentos de apoio trazem emoções positivas. Aqui estão alguns fatores relacionados ao bem-estar.
Genes e personalidade
Mario de Oliveira: Fatores demográficos, personalidade e fatores genéticos estão relacionados ao bem-estar dos indivíduos . Alguns estudos revelam que, até certo ponto, as emoções positivas são hereditárias. As estimativas variam de 0,36 a 0,81, o que sugere que poderia haver um nível geneticamente determinado para emoções como tristeza e felicidade. Do ponto de vista das políticas públicas, as condições sociais desempenham um papel significativo e são acionáveis, uma vez que as expressões dos efeitos genéticos são influenciadas pelo ambiente.
Mario de Oliveira: Outros estudos descobriram que o bem-estar é sensível a acontecimentos na vida, como casamento, desemprego entre outros. Fatores genéticos não podem explicar por si próprios as diferenças no bem-estar entre os países ou as tendências dentro das nações.
Mario de Oliveira: Fatores pessoais como extroversão, autoestima e otimismo afetam fortemente o bem-estar geral. Fatores genéticos e de personalidade podem interagir influenciando o bem-estar individual, já que estão intimamente relacionados. Embora esses dois sejam determinantes cruciais do bem-estar, eles estão além do objetivo das políticas públicas.
Idade e gênero
Mario de Oliveira: Gênero e idade indicaram relação com o bem – estar , dependendo do tipo de medidas utilizadas. Embora homens e mulheres tenham níveis semelhantes de bem-estar, os padrões mudam com a mudança da idade ao longo do tempo. A forma U define a distribuição do bem-estar por idade. De acordo com essa ideia, os adultos mais jovens e mais velhos têm mais bem-estar em comparação aos adultos de meia-idade.
Mario de Oliveira: Pode haver vários fatores que apontam para a crise em adultos de meia-idade. O fardo financeiro pode ser mais pesado nesse estágio, e a maioria dos adultos que trabalham está no auge de suas carreiras. Responsabilidades como paternidade podem ser esmagadoras e equilibradas com a carreira, e a vida social cria um fardo enorme para a maioria das pessoas de meia-idade.
Mario de Oliveira: Os adultos mais velhos podem ter encontrado um equilíbrio, fazer julgamentos maduros em termos de prioridades e diminuir a velocidade de suas carreiras, ou mesmo se aposentar.
Renda e trabalho
Mario de Oliveira: Embora a relação entre renda e bem-estar seja complexa, fica claro que o desemprego tem efeitos negativos no bem-estar, tanto a curto como a longo prazo. Dependendo das comparações feitas e de quais medidas são usadas, a correlação de renda e bem-estar é modesta. Geralmente, as associações entre bem-estar e renda – medidas em satisfação – são fortes em baixos níveis econômicos. No entanto, alguns estudos observaram os mesmos efeitos para aqueles com níveis de renda mais altos.
Mario de Oliveira: O emprego remunerado é crucial para o bem-estar dos indivíduos, pois confere acesso direto aos recursos, promove satisfação, significado e propósito em algumas pessoas.
Relacionamentos
Mario de Oliveira: As relações de apoio são notavelmente um dos mais fortes indicadores de bem-estar. Uma forte rede pessoal leva, de maneira impressionante, ao bem-estar geral . Se você é uma borboleta social, prefere a solidão, ou viceja em uma interação , todos estão conectados à conexão. Os relacionamentos pessoais afetam o nível de saúde física, felicidade e bem-estar geral.
Mario de Oliveira: Geralmente, os relacionamentos contribuem para a alegria na vida das pessoas, tornando-o mais feliz, seja íntimo ou social. Relacionamentos desempenham um papel significativo no bem-estar. Existem inúmeros benefícios de boa saúde mental e conexões sociais.
Mario de Oliveira: Segundo estudos, bons relacionamentos podem causar baixos índices de depressão e ansiedade, maior empatia e maior autoestima.
Existe uma diferença entre qualidade de vida relacionada à saúde, prosperidade, felicidade, satisfação com a vida, ótima saúde e bem-estar ?
Mario de Oliveira: Segundo alguns pesquisadores, os termos são sinônimos, mas outros acreditam que existem grandes diferenças baseadas em dimensões independentes. No entanto, esta é uma ciência em evolução e as contribuições vêm de várias disciplinas.
Mario de Oliveira: A qualidade de vida relacionada à saúde está ligada ao resultado do paciente com um foco geral em déficits funcionais, como dor ou afeto negativo. Em contraste, o foco do bem-estar está em ativos funcionais, como recursos psicológicos e emoções positivas.
Mario de Oliveira: No entanto, alguns estudos tiraram de ambas as perspectivas para medir o bem-estar mental e físico para estudos econômicos e clínicos. O bem-estar subjetivo refere-se a autorrelatos com indicadores objetivos de bem-estar. A saúde mental positiva chama a atenção para os componentes psicológicos que compreendem o bem-estar da perspectiva dos indivíduos interessados no domínio da saúde mental. A saúde mental é, portanto, um recurso, que inclui habilidades psicológicas e ativos essenciais para o bem-estar . O componente físico do bem estar é excluído dessa perspectiva.
Mario de Oliveira: Hedônico é uma perspectiva que focaliza o componente sentimento do bem-estar (como a felicidade), que contrasta o componente eudemônico que se concentra no pensamento (como realização). Pessoas que funcionam bem psicologicamente e socialmente e aquelas com um alto nível de emoções positivas são descritas como florescentes. Eles são vistos como indivíduos mentalmente saudáveis.
Mario de Oliveira: Saúde mental positiva, florescimento e bem – estar , referem-se à presença de altos níveis de funcionamento positivo no domínio primário da saúde mental. No entanto, o bem-estar abrange domínios mental, social e físico.
O bem-estar pode ser alcançado?
Mario de Oliveira: De acordo com o Dr. Richard Davidson , fundador do Center for Healthy Minds da Universidade de Wisconsin, o bem-estar é uma habilidade , não diferente de aprender a tocar violoncelo. Juntamente com seus colegas, o Dr. Richard acredita que, com prática suficiente, qualquer pessoa ficará melhor com o bem-estar.
Mario de Oliveira: O bem-estar tem quatro componentes principais e cada um recebeu intensa atenção científica. Como qualquer outra habilidade, muita prática fornece o substrato que suporta a mudança e ajuda a promover níveis mais altos de seres na vida.
Quais são esses quatro constituintes do bem-estar?
Mario de Oliveira: As quatro habilidades são:
Resiliência
Mario de Oliveira: Já que você não pode se proteger das coisas, você pode mudar sua resposta. Resiliência é a velocidade que você recupera da adversidade; algumas pessoas levam tempo enquanto outras se recuperam rapidamente. É a capacidade de se recuperar quando a vida bate em você. As pessoas que mostram recuperação rápida em certos circuitos neurais chave têm níveis mais altos de bem-estar. Eles têm maior proteção contra as conseqüências adversas dos golpes de vida.
Mario de Oliveira: Uma pesquisa conduzida na Universidade de Wisconsin pelo Dr. Robert e seus colegas confirma que a prática regular altera a prática regular específica na meditação da atenção plena.
Mario de Oliveira: Resiliência, no entanto, leva um tempo para melhorar, ao contrário dos outros constituintes do bem-estar. Embora os resultados não sejam instantâneos ou tão rápidos quanto gostaríamos de ver, o insight deve inspirá-lo a continuar.
Outlook
Mario de Oliveira: A perspectiva é o outro lado da resiliência de várias maneiras. O Dr. Robert usa a perspectiva para referir a capacidade de saborear experiências positivas, ver o positivo em outros e ver outros seres humanos como pessoas com bondade básica inata.
Mario de Oliveira: Indivíduos que sofrem de depressão mostram uma ativação muito transitória no circuito cerebral subjacente à perspectiva, embora não dure. Esses circuitos podem ser rapidamente alterados por doses simples e modestas de atos de meditação compassiva e benevolência .
Mario de Oliveira: Um estudo realizado em cérebros de indivíduos em dois grupos – um recebeu treinamento de compaixão e o outro tratamento cognitivo – revelou um circuito cerebral fortalecido no grupo da compaixão. Houve mudanças no cérebro após duas semanas de 30 minutos de prática diária. As mudanças também previram um comportamento útil e gentil.
Atenção
Mario de Oliveira: Os psicólogos sociais de Harvard publicaram um relatório que liga uma mente errante a uma mente infeliz. Os pesquisadores usaram smartphones para questionar as pessoas no mundo real, fazendo-lhes três perguntas:
O que você está fazendo? Onde está sua mente? Quão feliz ou infeliz é você?
Mario de Oliveira: O estudo revelou que muitos adultos na América passam uma média de 47% de sua vida desperta distraída do que estão fazendo por outras coisas. Se o número reduzisse em 5%, o impacto na produtividade aumentaria imensamente. As pessoas iriam aparecer mais, estar presentes com os outros e ouvir profundamente aumentando o bem-estar uns dos outros.
Mario de Oliveira: A qualidade da atenção é extensamente coberta pelo Princípio da Psicologia, de William James, em um capítulo inteiro. De acordo com William, a capacidade de intencionalmente trazer de volta a atenção errante é a raiz do caráter, julgamento e vontade. Ele acredita que uma educação que aguça a atenção é excelente.
Mario de Oliveira: A atenção é, portanto, uma habilidade fundamental que contribui para o bem-estar geral.
Generosidade
Mario de Oliveira: Indivíduos que se envolvem em atividades altruístas e generosas mostram circuitos ativados que são fundamentais para promover o bem-estar no cérebro. Os circuitos são ativados de forma duradoura do que você responde a outros incentivos positivos, como ganhar um prêmio e ganhar um jogo.
Mario de Oliveira: Em todo ser humano existe uma bondade básica inata. Práticas projetadas para cultivar compaixão e bondade estão apenas se abanando em componentes existentes e não criando algo novo. Os atos apenas reconhecem, nutrem e fortalecem as qualidades inatas que existiam desde o início.
Mario de Oliveira: Nossos cérebros são moldados intencionalmente ou inconscientemente. Com a modelagem intencional da mente, você pode moldar seu cérebro de forma a permitir que esses quatro constituintes fundamentais do bem-estar se desenvolvam. Isso implica que você é responsável pela sua mente e bem-estar.
São os fatores externos gerais que afetam o bem-estar?
Mario de Oliveira: Muitas forças externas afetam seu bem-estar geral. Algumas que você pode controlar como indivíduo, outras estão além de você.
Mario de Oliveira: Saúde: As pessoas estão mais conscientes do que consomem e saúde geral hoje. Embora algumas condições de saúde sejam preventivas por mudanças no estilo de vida, outras não são. Muitas pessoas que se exercitam, comem direito, dormem cedo e tomam bastante água foram diagnosticadas com câncer devido a fatores hereditários. Em tais casos, fatores além deles afetam o bem-estar .
Mario de Oliveira: Em alguns casos, o estilo de vida correto resultou em bem-estar positivo .
Mario de Oliveira: Estado político: O estado político de uma nação tem um grande efeito no bem-estar das pessoas. Assistência à saúde ruim, ambiente de negócios hostil, alta pobreza e níveis de desemprego, entre outros, são elementos comuns de má governança. Esses fatores aumentam os níveis de estresse entre seus cidadãos e comprometem o bem-estar de muitas pessoas.
Mario de Oliveira: Pessoas em países devastados pela guerra não podem experimentar o bem-estar geral . Falta de paz física, medos constantes, falta de necessidades básicas, doenças, são comuns quando há guerra. Embora você possa ter altos níveis de resiliência, observar as pessoas morrendo e viver em situações sem esperança mata a vontade mais forte.
Mario de Oliveira: Ambiente: Poluição e condições climáticas extremas sobrecarregam o corpo e a mente. O inverno, por exemplo, aumenta os níveis de estresse das pessoas. Muitos estudos associaram casos de depressão mais elevados às estações de inverno. Estações prolongadas de tais condições climáticas extremas podem, portanto, comprometer a qualidade de vida geral. Os níveis de preparação e resiliência determinam o efeito de tais fatores nos indivíduos.
Qual é o caminho para o bem estar?
Mario de Oliveira: Como a vida não é permanente, o melhor é maximizar o seu tempo na Terra. Você pode tomar essas medidas intencionais para o bem-estar .
Conectar
Mario de Oliveira: Trabalhe nos seus relacionamentos para promover o seu bem-estar e os dos outros. Neste período em que os gadgets dominam o mundo, as pessoas perderam conexões e encontraram seu lugar em um mundo que não existe. Há fortes evidências indicando que sentir-se valorizado e próximo de outras pessoas é uma necessidade fundamental em todos.
Mario de Oliveira: Saia e fale com alguém em vez de enviar um texto ou email. Mantenha o telefone longe e comece a aumentar a sua rede quando estiver por aí. Ouça profundamente as pessoas e compartilhe uma jornada com alguém. Conectar-se a outros humanos é um ótimo caminho para o bem-estar.
Ser ativo
Mario de Oliveira: As atividades físicas diminuem os níveis de depressão e ansiedade em todas as faixas etárias. Mesmo atividades de ritmo lento são boas para começar, já que fornecem algum nível de exercício. Comece por tomar as escadas em vez do elevador e caminhe por um minuto durante as pausas para almoço. Se possível, ande ou ande de bicicleta para o trabalho. A manhã corre no parque e caminha até a mesa de alguém em vez de ligar.
Mario de Oliveira: Pequenos ajustes na vida causam um enorme impacto global na sua saúde física e mental, melhorando o bem-estar geral .
Preste atenção
Mario de Oliveira: Viver no ‘agora’ amplia e fortalece a sua consciência, saboreia os momentos e ajuda a reafirmar as prioridades da vida. A concentração também aumenta a produtividade e a qualidade da saída.
Mario de Oliveira: Estudos confirmam que estar ciente do que está acontecendo no presente aumenta o seu bem-estar. A consciência também aumenta a auto-compreensão, permitindo que você faça escolhas positivas baseadas em seus valores e motivações.
Mario de Oliveira: Tente limpar a desordem, pegue uma planta para o seu espaço de trabalho, procure uma pessoa que esteja agindo de forma estranha, faça um caminho diferente daquele que você usa, ou experimente um novo restaurante para uma refeição.
Aprender
Mario de Oliveira: Amplie seu escopo de conhecimento à medida que o aprendizado contínuo aumenta a auto-estima e estimula a interação social. O conhecimento também ajuda a reduzir a depressão.
Mario de Oliveira: O ensino superior, associado à prática de estabelecimento de metas, está associado a altos níveis de bem-estar . Aprenda algo inscrevendo-se em uma aula, leia um livro, pergunte a seus colegas, faça palavras cruzadas, aprenda uma nova palavra ou pesquise algo.
Ajudar ao próximo
Mario de Oliveira: As pessoas que demonstram grande interesse em ajudar os outros relataram um nível mais alto de felicidade. A participação na comunidade e na vida social é crucial no bem-estar geral . Comprometa-se com atos de bondade, alcance as pessoas dentro de seu círculo e dê tempo, apoio ou qualquer forma de ajuda. Você também pode oferecer suas habilidades e tempo em diferentes lugares.