Da redação
Alunos da rede pública estadual do Tocantins voltam às aulas nesta segunda-feira (4). De acordo com a Secretaria da Educação, cerca de 150 mil estão matriculados nas 499 unidades escolares espalhadas por todo o estado. Somados com a rede municipal de Palmas, são mais de 190 mil crianças e adolescentes voltando para as salas de aula.
O ano letivo no estado começou com 21 escolas públicas fechadas e centenas de estudantes e professores remanejados. A decisão faz parte de uma reforma administrativa do governo Carlesse. Veja as escolas que deixaram de funcionar.
As aulas na rede municipal de Palmas também começam nesta segunda. Na capital são mais de 40 mil alunos divididos nas 74 escolas da prefeitura. São 29 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e outras 47 unidades.
A Prefeitura de Palmas informou que ainda há mais de duas mil vagas para novas matrículas para o Ensino Fundamental e 434 para a Educação para Jovens e Adultos (EJA). A educação infantil ainda possui 1.3 mil vagas. As matrículas devem ser feitas através da internet.
Reforma
A rede de ensino estadual vai perder 21 escolas após uma reforma administrativa feita pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Entre os motivos apontados pelo governo está a queda no número de matrículas. Nos últimos dez anos, segundo levantamento da própria secretaria, a rede estadual teve uma redução 31,2% no número de alunos.
Com o fechamento das escolas, 4.858 alunos e 1.508 profissionais serão remanejados para outras unidades. A secretaria afirmou que haverá otimização dos recursos e espaços, sem prejuízo para o serviço.