Mais de 10 mil motoristas do Tocantins podem ter as carteiras de habilitação suspensas. De acordo com o Departamento de Trânsito do Tocantins (Detran), cerca de 6 mil atingiram o limite de 20 pontos. Os outros cometeram infrações que têm a suspensão como punição.
Conforme o Detran, o excesso de velocidade é a causa de 60% dos casos em que os condutores excederam a pontuação. Ao atingir o limite, os motoristas podem ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa entre 30 dias e seis meses.
Muitos condutores não sabem que estão na lista porque não acompanham se há alguma pontuação. “Eu não verifico. Só quando vou fazer a renovação que fico sabendo se tem alguns pontos ou não”, disse o autônomo Elias de Souza.
Para verificar a pontuação é preciso entrar no site do Detran e pesquisar pelo CPF. “A maioria não sabe porque não tem o endereço atualizado e não tem como receber as notificações”, disse a gerente do Detran Claudineide Martins.
“Se tiver atingido a pontuação deve procurar o Detran para ser notificado e apresentar a defesa em até 30 dias. Porque as vezes não é a pessoa que estava dirigindo o veículo, pode ter vendido e não fez a comunicação de venda”, explicou.
O motorista que tem carteira suspensa precisa entregar a CNH porque só depois disto o prazo da suspensão começa a correr. “Ele precisará fazer um curso de reciclagem na escolinha de trânsito. Depois de receber o certificado terá que fazer uma prova de reciclagem.”
Cerca de 90% das pessoas que correm o risco de perder a CNH estão em Araguaína e Palmas. “A fiscalização é mais rígida nessas cidades. Mas o que a gente vê é que as pessoas realmente não estão se atentando para a segurança. Isso é uma preocupação.”
Com informações G1/TO