Líderes corajosos – Pr. Derisvaldo Bezerra
Leia: Ester 4,16.
Estudando o livro de Ester aprendi inúmeras lições com a vida, postura, atitudes… Dessa mulher.
Ester nos apresenta uma lista enorme de ações e princípios que um lider deve ter. Observem alguns:
Coragem, fé, obediência, lealdade, convicção, prudência, sabedoria, inteligência, gratidão, atitude…
Vamos ver um pouquinho sobre a história dela:
Ester, uma jovem judia que se torna rainha da Pérsia, se vê diante de uma situação que exige uma decisão difícil e ousada.
O imperador Xerxes, influenciado por seu conselheiro Amã, havia decretado a morte de todos os judeus do império, e a salvação de seu povo dependeria de uma atitude corajosa de Ester.
Ester, sabendo que entrar sem ser convocada na presença do rei poderia resultar em sua morte, diz palavras marcantes:
“Se eu tiver que morrer, morrerei”. Ela não hesitou em assumir uma postura que poderia custar sua vida, mas ela sabia que era a única forma de salvar seu povo.
A decisão de Ester é um exemplo de coragem, não pela ausência de medo, mas pela disposição de agir mesmo diante do risco.
Sua coragem não estava em sua força pessoal, mas em sua confiança em Deus. Ester reconhecia que sua posição de rainha não era apenas para seu benefício, mas para um propósito maior.
Ela sabia que sua vida e sua posição estavam nas mãos de Deus, e ela confiava que Ele a guiaria.
Sua declaração de coragem, “Se eu tiver que morrer, morrerei”, expressa sua rendição à vontade divina, independente das consequências.
Essa frase falou fortemente ao meu coração: “Se eu tiver que morrer, morrerei.mas, vou fazer a coisa certa”.
Ela arriscou tudo por causa do projeto de Deus, ela estava disposta a perder status, posição, privilégios, segurança, riquezas… Até a própria vida.
Fico pensando:
-Que coragem, que mulher determinada, que liderança forte. Até oro dizendo: Meu Deus, eu preciso dessa coragem!
Sabe, a coragem dela não foi uma manifestação insana ou imprudente, sua coragem é uma manifestação do seu acreditar, do seu crê que valia a pena viver ou morrer por determinados valores.
Queridos, todos nós líderes precisamos manifestar a coragem de Ester. Que tal dizer:
- Chega
- Basta
- Parou
- Vou mudar
- Serei diferente
- Vou melhorar… Este é um novo dia, um novo momento, uma nova fase, vou escrever um novo capítulo, uma nova história na minha vida, família, igreja e na minha célula… Líderes, vamos conduzir a igreja e as células de uma forma mais atuante porque temos um potencial enorme, acredite!
Líderes, há uma nova realidade lá fora, Deus te chamou com propósito, tenha coragem e faça a diferença nesta terra para glória de Deus!
Querido, tenha coragem e faça algo diferente de tudo que você já fez até aqui.
Caros líderes,a coragem de Ester é um testemunho de fé, confiança e obediência a Deus. Que possamos aprender com ela a ter a mesma coragem de fazer o que é certo, independentemente das circunstâncias.
Pr. Derisvaldo Bezerra