Da redação
O líder evangélico, deputado Roberto de Lucena, do Podemos/SP, palestrou nesta segunda-feira (3) no Seminário “Desafios na Promoção dos Direitos e da Saúde das Pessoas Idosas”, em Roma, na Itália. Lucena, que foi o primeiro presidente da Comissão do Idoso na Câmara dos Deputados, debateu com especialistas o envelhecimento ativo e saudável da população, sob a perspectiva de Brasil e Itália. Lucena é pastor, conferencista e representante da bancada evangélico no Congresso Nacional.
Visita
A convite do Consulado Brasileiro, o parlamentar fez um panorama dos idosos no Brasil e de todas as políticas voltadas à essa população. O Brasil, de acordo com o IBGE, tem um contingente de 20,8 milhões de idosos atualmente. A Itália, por sua vez, é o segundo país com o maior número de nonagenários do mundo.
+ Líder evangélico, deputado Roberto de Lucena, toma posse no Uruguai como membro do Parlasul
“É preciso ser valente, ter coragem e ousadia para viver a experiência do envelhecimento. Essa é uma nova realidade global e uma novidade para o Brasil também, que há cerca de três décadas era um dos países mais jovens do mundo”, afirmou Lucena.
Líder destaca ação do Poder Público
O líder evangélico pontuou as iniciativas brasileiras em defesa dos idosos. O Estatuto do Idoso, um marco legal no Brasil, completa 16 anos em 2019, e assegura uma série de direitos às pessoas maiores de 60 anos. A Câmara, por meio de uma comissão permanente, fiscaliza e acompanha os programas de governo. Além da atuação da Secretaria Nacional de Promoção de Defesa e Direitos da Pessoa Idosa, órgão do Poder Executivo.
“Foi importante ouvir os italianos, conhecer suas experiências, e entender como lidaram com o envelhecimento de sua população, de que forma isso impactou a economia, a previdência social, e o sistema de saúde do país”, disse o parlamentar, destacando a necessidade de criação de uma rede de colaboração entre os dois países, em torno da agenda do envelhecimento.