Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Opinião

Lição 06: A Bíblia como um Guia para a Vida | 1° Trimestre De 2022 | EBD – Adultos

Como se percebe, viver guiado pela Bíblia traz benefícios incontáveis que ciência ou conhecimento humano algum nos poderia ofertar

Publicado

em

Por Sergiano Reis

A paz do Senhor Jesus! Descubra na aula de hoje os benefícios de ler a Bíblia.

Na lição “A Bíblia como um guia para a vida”, estudaremos é sobre os grandes benefícios de sermos leitores e praticantes das verdades bíblicas. Devemos ler e estudar a Bíblia porque é a Palavra de Deus para nós. A Bíblia é literalmente “inspirada por Deus” (2 Timóteo 3:16). Em outras palavras, são as próprias palavras de Deus para nós. Há tantas perguntas que os filósofos têm feito que Deus responde para nós nas Escrituras. Qual é o propósito da vida? De onde eu vim? Há vida após a morte? Como eu chego ao céu? Por que o mundo está cheio de mal? Por que eu luto para fazer o bem? Além dessas “grandes” perguntas, a Bíblia dá muitos conselhos práticos em áreas como: O que procuro em um cônjuge? Como ter um casamento bem sucedido? Como posso ser um bom amigo? Como posso ser um bom pai? O que é sucesso e como alcançá-lo? Como posso mudar? O que realmente importa na vida? Como posso viver para não olhar para trás com arrependimento? Como posso lidar vitoriosamente com as circunstâncias injustas e os eventos ruins da vida? Para tudo isso, há resposta na Bíblia.

Abaixo segue o Vídeo e depois o Texto (Para receber a dinâmica clique no link da descrição do vídeo)

Um alicerce para a vida

Em tempos de valorização dos relativismos, de uma sociedade líquida, urge que todos os que confessam servir a Deus busquem viver de maneira firme e constante. Para isso, é necessário se deixar guiar pelos ensinamentos de Jesus e aplica-los em cada canto de sua existência, pois só assim teremos uma vida firmada na rocha (Mt 7.24).

Além da firmeza para uma vida abençoada, a Bíblia também nos dá a clareza da existência em um mundo que jaz nas trevas da ignorância espiritual. Ela é “lâmpada para os nossos pés”. Quantos que se dizem cristãos, mas mesmo assim ainda vivem uma vida de incertezas espirituais e morais, isso se dá porque ainda não se deixaram guiar plenamente pela Palavra da Verdade.

Ainda relevante ressaltar que toda essa firmeza e iluminação que a Bíblia nos dá tem uma segurança baseada em sua imutabilidade. Diferente das convenções sociais humanas e dos pactos sociais, que se amoldam aos tempos e culturas, a Palavra de Deus, por sua vez, jamais mudou e nem mudará. Ela não precisa ser atualizada, adaptada ou corrigida. Sua mensagem é atual, verdadeira e permanente.

A Bíblia nos torna pessoas sábias

Em Provérbios 16:16 diz que “É melhor obter sabedoria do que ouro”. Por quê? Porque o ouro pode comprar quase tudo neste mundo. Mas não pode comprar vida e alegria eternas.

O ouro pode comprar todos os tipos de prazeres terrenos e transformar os homens em idiotas. “A loucura é uma alegria para o que não tem juízo” diz Provérbios 15:21. Mas não pode comprar o que mais queremos e precisamos: felicidade plena e eterna. Mas a sabedoria – a verdadeira sabedoria – encontrada na Bíblia – pode fazer isso. Quem encontra a sabedoria encontra a vida. E aqueles que a odeiam amam a morte.

A fonte da verdadeira sabedoria é o Senhor Deus. Partindo deste entendimento fica claro que medita na sua Palavra se alimenta da fonte vinda direta do Dono da Sabedoria, pois suas palavras e seus atos, assim como Ele o É, são igualmente sábios.

Aqui estão alguns benefícios da sabedoria:

1-A sabedoria proporciona uma sensação de segurança pessoal, estabilidade e bem-estar:

Filho meu, não se apartem estas coisas dos teus olhos: guarda a verdadeira sabedoria e o bom siso; Porque serão vida para a tua alma, e adorno ao teu pescoço. Então andarás confiante pelo teu caminho, e o teu pé não tropeçará. Quando te deitares, não temerás; ao contrário, o teu sono será suave ao te deitares. Não temas o pavor repentino, nem a investida dos perversos quando vier. Porque o Senhor será a tua esperança; guardará os teus pés de serem capturados. Provérbios 3:21-26

  1. A sabedoria constrói lares fortes e promove relacionamentos familiares felizes.

“Pela sabedoria se constrói uma casa, e com entendimento ela se firma.” (Pv. 24:3) “O filho sábio alegra a seu pai, mas o filho tolo é uma tristeza para sua mãe.” (Pv. 10:1) “O filho insensato é ruína para seu pai, e a briga da esposa é um gotejar contínuo de chuva.” (Pv 19:13)

  1. A sabedoria permite que você supere grandes obstáculos e oposição.

“O sábio escala a cidade dos poderosos e derruba a fortaleza em que eles confiam.” (Pv 21:22 ) “Com orientação sábia podes travar a tua guerra.” (Pv 24:6 ) “A sabedoria é melhor do que as armas de guerra.” (Ecles. 9:18) “O sábio é cheio de força.” (Pv 24:5)

  1. A sabedoria ajuda você a trabalhar de forma mais inteligente e produtiva.

“Se o ferro está embotado e não se afia o gume, deve-se usar mais força, mas a sabedoria ajuda a ter sucesso.” (Ecles. 10:10)

  1. A sabedoria o exalta diante dos outros.

“Os sábios herdarão a honra, mas os tolos terão a desgraça.” (Pv 3:35)

  1. A sabedoria te dá controle das situações de iras.

“Os escarnecedores incendeiam uma cidade, mas os sábios desviam a ira.” (Pv 29:8)

“A ira do rei é um mensageiro da morte, e o sábio a aplacará.” (Pv 16.14)

  1. A sabedoria afeta sua saúde/bem-estar físico.

“Um coração tranquilo dá vida à carne, mas a inveja faz os ossos apodrecerem.” (Pv 14:30) “Temei ao Senhor e apartai-vos do mal. Será cura para sua carne e refrigério [remédio] para seus ossos”. (Pv 3:7-8)

  1. A sabedoria fornece proteção.

“A discrição cuidará de você, o entendimento o guardará, livrando-o do caminho do mal, dos homens de fala perversa, que abandonam as veredas da retidão para andar nos caminhos das trevas. . . Assim você será liberto da mulher proibida, da adúltera com suas palavras suaves”.(Pv 2:11-16)

A Bíblia e a prudência para a vida

Prudência, é phronesis (em grego). Seu significado básico era “modo de pensar, estado de espírito, inteligência, bom senso”, mas muitas vezes tinha a ideia mais completa de “discernimento e discernimento judicioso”. Prudência é poder ver além do conhecimento de uma coisa, ver como ela foi aplicada e como foi prática. Aristóteles a definiu como o conhecimento dos assuntos humanos e das coisas em que o planejamento é necessário. Plutarco chamou isso de conhecimento prático das coisas que nos dizem respeito.

Aqui importante destacar que o comentário da lição resume a prudência em termos gerais, como a virtude que evita ações temerárias. Nesse aspecto, com cautela e bom senso, uma pessoa prudente é capaz de discernir e fazer a escolha correta.

Poderíamos, também, traduzir isso como mesmo discernimento, que significa peneirar, ou seja, a capacidade de aplicar a sabedoria no sentido prático e discernir a vontade de Deus para sua vida. José, por exemplo, não só conhecia as coisas profundas dos sonhos de Faraó, mas era capaz de aplicar essa profunda sabedoria em armazenar grãos nos 7 anos de fartura para os 7 anos de carência.

É importante falarmos também que essas dádivas são aperfeiçoadas pela oração, leitura das Escrituras e comunhão com o Espírito Santo, ou seja, pelas disciplinas espirituais. Ela não vem para quem vive ao seu bel prazer, tem que haver compromisso e busca pelas coisas do alto, que vem do Pai da Luzes.

Por fim, a lição traz uma lista, não exaustiva, sobre os benefícios da prudência (Pv 1.1-6 ) e como aqueles que a adquirem têm vidas mais abençoadas. São elas:

1 – O autocontrole para não revidar ofensas (Pv 12.16);

2 – A humildade para não exibir conhecimento (Pv 12.23);

3 – A correta tomada de decisões (Pv 13.16);

4 – A prática de pensar antes de agir para não ser influenciado (Pv 14.15);

5 – O alcance de boa reputação e alta posição (Pv 1 4 -35);

6 – A sujeição ao aprendizado e a correção (Pv 15.5);

7 – E o desviar-se do perigo por meio de soluções antecipadas (Pv 22.3).

Como se percebe, viver guiado pela Bíblia traz benefícios incontáveis que ciência ou conhecimento humano algum nos poderia ofertar. Assentadas todas essas verdades aqui relatadas, fica o alerta para que vivamos cheios da Palavra de Deus, pois só ela pode nos dar uma vida plena e abençoada.

Muito obrigado pela atenção, Deus abençoe e até a próxima aula.

PUBLICIDADE