O Festival Gastronômico de Araguaína terá uma programação especial com três chefs de destaque entre os dias 25 e 27 de setembro, no Centro de Convenções. Entre as atrações está o chef francês naturalizado brasileiro Érick Jacquin, conhecido nacionalmente por sua participação no MasterChef Brasil e no Pesadelo na Cozinha.
A chamada Cozinha Show terá atividades gratuitas, sempre das 19h30 às 21h30, com limite de 100 participantes por aula. Além de Jacquin, participarão o tocantinense Eduardo Ramon, campeão mundial com a Seleção Brasileira de Churrasco em 2025, e Ivan Ralston, chef-proprietário do restaurante Tuju, de São Paulo.
Jacquin leva alta gastronomia a Araguaína
Érick Jacquin será a atração da sexta-feira, 26 de setembro, com a aula-show “A Alta Gastronomia ao Seu Alcance”. A apresentação terá caráter prático e demonstrativo, abordando técnicas, preparos e conceitos utilizados na cozinha profissional.
Segundo a Prefeitura de Araguaína, a proposta é aproximar o público das técnicas da alta gastronomia e, ao mesmo tempo, estimular a qualificação de profissionais e empreendedores locais.
“Queremos mostrar que Araguaína pode se destacar também no cenário gastronômico, trazer grandes eventos e grandes nomes, mas também incentivar o desenvolvimento de talentos da nossa terra”, afirmou o prefeito Wagner Rodrigues.
Tocantinense abre programação
A Cozinha Show começa na quinta-feira, 25, com Eduardo Ramon, que ministrará “Araguaína, carne e cultura alimentar: consolidar um destino gastronômico”.
Especializado em charcutaria, defumação e churrasco, o chef tocantinense integrou, em 2025, a Seleção Brasileira de Churrasco que conquistou o título mundial no Chile. Sua aula abordará a relação da carne e da cultura alimentar com a identidade regional, além do potencial econômico envolvendo produtores, empreendedores e consumidores.
No domingo, 27, será a vez de Ivan Ralston, do restaurante Tuju, apresentar “Gastronomia, Território e Identidade”. A atividade mostrará como ingredientes, tradições e conhecimentos locais podem contribuir para a construção de uma identidade gastronômica e para a valorização econômica dos produtos regionais.
Como participar
Todas as aulas são gratuitas, mas cada atividade terá somente 100 vagas, sendo necessária inscrição antecipada pela plataforma do Sebrae Tocantins.
As inscrições estão disponíveis nas páginas específicas de Eduardo Ramon – Araguaína, carne e cultura alimentar, Érick Jacquin – A Alta Gastronomia ao Seu Alcance e Ivan Ralston – Gastronomia, Território e Identidade.
Além da gastronomia, o festival terá atrações musicais nacionais. O Biquíni Cavadão se apresenta no dia 25, enquanto o duo tocantinense Anavitória sobe ao palco no dia 26.
Fonte: Prefeitura de Araguaína