O juiz eleitoral Astolfo Luiz Astolfo de Deus Amorim determinou nesta quarta-feira, 7, que a candidata a vice-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro (PSDB), retire de sua página no Facebook informações mentirosas com o objetivo de prejudicar candidatos adversários. A decisão, em caráter liminar, atende representação ajuizada pela coligação Coragem pra fazer diferente, liderada por Raul Filho (PR).
Em uma postagem no seu Facebook, a vice de Amastha mentiu ao afirmar que “já foram mais de 100 decisões com direito de resposta por informações falsas e qualificadas como degradantes. (…), mas a mentira é inadmissível. E a Justiça está aí para reparar as falsidades proliferadas por nossos adversários. (…)”.
De fato, a Justiça está para “reparar falsidades”. Em sua decisão, o magistrado lembrou que “a informação postada e objeto da presente é sabidamente inverídica. Além do que, considerando que a postagem foi veiculada por candidata a vice-prefeita da coligação Palmas Bem Cuidada, reputa-se que tal fato possa ter repercussões que venham a interferir no equilíbrio do processo eleitoral em transcurso.”
Diante disso, o juiz eleitoral da 29ª Zona Eleitoral intimou Cinthia Ribeiro “para que proceda com a retirada imediata da postagem noticiada em sua página da rede social Facebook”. Intimou também o Facebook Serviços Online do Brasil LTDA para que retire todos os links que compartilharam a postagem.
A coligação Coragem pra fazer diferente solicitou também à Justiça Eleitoral direito de resposta, no mesmo espaço e proporção. Este pedido, escreveu o magistrado, será analisado em momento “posterior oportuno.”