Conecte-se conosco
[the_ad id="107359"]

Mundo Cristão

Jovens cristãos e muçulmanos temem ser excluídos por compartilharem suas crenças nas redes sociais

Os jovens confessam que buscam postar mensagens inofensivas e positivas com um tom religioso com muita cautela

Publicado

em

Em um mundo cada vez mais secular, se posicionar religiosamente pode trazer uma série de problemas, entre eles ser excluído socialmente, perder trabalho e gerar conflitos.

Com medo disso, jovens noruegueses muçulmanos e cristãos confirmaram que são cautelosos ao compartilhar conteúdo religioso nas redes sociais.

É isso que diz uma pesquisa realizada pela Universidade de Agder na Noruega, que ouviu jovens muçulmanos e cristãos com origens étnicas minoritárias em Oslo para saber como eles estão utilizando as mídias digitais para apresentar suas religiões.

Os entrevistados foram divididos em três grupos: aqueles que evitam compartilhar ou publicar qualquer coisa relacionada à religião nas redes sociais; aqueles que mantém uma distinção clara entre a forma como eles se apresentam nos vários grupos em que participam e aqueles que compartilham conteúdos religiosos.

Os jovens que não expressam suas crenças religiosas e identidades nas redes sociais são na maioria homens, que apresentaram motivos diferentes de justificativa. No entanto, a maioria tem medo de ser excluída da comunidade de amigos e receber estereótipos.

“Para os cristãos, a motivação de compartilhar conteúdos religiosos era principalmente querer mostrar sua identidade religiosa para seus amigos, mas para os muçulmanos, era mais sobre confrontar e mudar uma imagem negativa do Islã na sociedade norueguesa”, pontua o estudo.

Entre todos os grupos, os jovens confessam que buscam postar mensagens inofensivas e positivas com um tom religioso com muita cautela.

A maioria tem medo de ser excluída da comunidade de amigos e receber estereótipos. A pesquisa mostra ainda que, entre outras razões para os entrevistados evitarem publicar conteúdos religiosos está o medo de limitar suas oportunidades de carreira.

PUBLICIDADE