Jovens aproveitam universidade para empreender e montar o próprio negócio

Uma ideia na
cabeça e um propósito de vida podem ser os ingredientes que faltam para aflorar
o empreendedorismo nos
jovens. Em seguida, elementos como capacitação constante, networking podem
contribuir para a qualificação e divulgação das ideias. De acordo com análise
realizada no primeiro semestre de 2019 pelo Serviço
Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a cada três empresários, um já
tem pensamento empreendedor antes de completar 18 anos.

A realização
pessoal é a maior motivação dos jovens para montar negócios próprios, que
contam com apoio de redes que incluem ainda a Confederação
Nacional da Indústrias e faculdades. No Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge),
estudantes aproveitam a oportunidade para desenvolver as ideias com o auxílio
do Núcleo de Práticas Empreendedoras (NPE).

Coordenador da graduação em Administração da instituição,
Constantino Oliveira explica que há uma variedade de atividades desenvolvidas
em parceria com Sebrae ao longo do semestre. “A principal função é difundir a
parte de espírito empreendedor nos alunos através de cursos e palestras e dos
profissionais que convidamos para fazer mentoria. Isso porque o
empreendedorismo é para todas as pessoas: um advogado que vai abrir o seu
escritório, um médico que vai abrir o seu consultório. São profissionais que
estão empreendendo de alguma forma”, contextualiza o profissional.

O que motivou a implantação de uma estrutura capaz
de incentivar o empreendedorismo foi a mudança no perfil da juventude
brasileira, que tem entre as expectativas de vida a satisfação pessoal e social
ao invés de fazer carreira em empresas de terceiros. “Os jovens querem
crescer rápido, ver os seus sonhos se realizarem, seus produtos e serviços
sendo utilizados por várias pessoas e, ao mesmo tempo, sabem usar a tecnologia
que tem mudado fortemente essa percepção do que você pode ou não fazer”,
analisa Oliveira.

Empreender Sonhos

Estudante do 6º semestre de Publicidade e Propaganda, Maiko Novais tem 22 anos e criou a produtora
audiovisual Caram Filmes, em parceira com um grupo de amigos, por meio do
projeto “Empreender Sonhos” desenvolvido pela Unijorge. “Tínhamos essa
paixão pelo audiovisual em comum. Então, resolvemos experimentar, investir, buscar
referências para criar o nosso projeto audiovisual. Até que cresceu tanto que
sentimos a necessidade de buscar nos profissionalizar mais e agregar
experiências para transformar o projeto em uma produtora”, conta.

A ideia de fazer o coletivo audiovisual surgiu nas
aulas de Produção de Rádio, TV e Cinema. De acordo com o estudante, que afirma já
ter nascido com alma empreendedora, já havia iniciado outros projetos, a
exemplo de uma companhia de teatro. A faculdade apenas contribuiu para que
fosse tornado realidade. “Um dos incentivos do projeto interdisciplinar é que
você pode exercitar a inovação e a criatividade para desenvolver seu negócio”.

Como começar

De acordo com Constantino Oliveira, existem alguns
pontos de partida que devem ser considerados antes de dar o pontapé inicial. O
primeiro é o propósito bem definido. Em seguida, traçar um plano para alcançar
este objetivo; se atualizar para conhecer bem os métodos, o produto ou serviço,
identificar o mercado.

O networking é algo fundamental inclusive para se
manter em contato com outros empreendedores, conhecer as suas trajetórias para
pegar “atalhos” e evitar enfrentar as mesmas dificuldades. Estar atento às
oportunidades e saber lidar com críticas também fazem toda a diferença. “Além
de entender que a queda é importante e o erro é fundamental para construir
novos caminhos”, conclui Oliveira.

Agência
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